Especialistas analisam o impacto das mudanças no Código de Processo Civil
<< Voltar

Imagem traz capa da edição 39 da Revista Eletrônica do TRT-PR, com o tema "Novo Código de Processo Civil"

As alterações no Código de Processo Civil (CPC) e o impacto que as mudanças vão trazer ao mundo do Direito são temas da nova edição da Revista Eletrônica da Escola Judicial do TRT-PR, lançada nesta quinta-feira (16/04).


Na publicação, juristas e pesquisadores exploram os propósitos e possíveis efeitos do novo CPC, que ainda é motivo de muitas dúvidas entre magistrados, advogados e estudantes. Alguns dos artigos são os primeiros textos sobre o CPC escritos pelos especialistas convidados.

A publicação, de acesso online, fácil e gratuito, traz também todo o conteúdo do novo Código de Processo Civil.
 

A edição Nº 39 comemora 700 mil acessos alcançados pela Revista em três anos e meio de existência, sempre sob a coordenação do desembargador Luiz Eduardo Gunther. O preparo desta edição contou com o apoio do vice-diretor da Escola Judicial, desembargador Cássio Colombo Filho, que também escreveu o prefácio.

"O novo CPC foi recebido com muitas reservas pela magistratura, que critica a burocratização e a morosidade que serão impostas em decorrência de diversos institutos tidos como democratizadores, porém ineficazes, e obriga apenas o juiz a colaborar com as partes, acrescentando-lhe mais carga de trabalho", afirmou o desembargador Colombo Filho.
 

Os artigos da Revista foram escritos por 14 especialistas, entre eles o diretor da Escola Judicial, desembargador Célio Horst Waldraff, e os "processualistas civis" Sérgio Arenhart (procurador da República) e Gilson Delgado Miranda (juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo).
 

O leitor tem, ainda, acesso ao resultado do trabalho do Grupo de Estudos do Anteprojeto do CPC e seu Impacto no Processo do Trabalho, formado por magistrados e servidores do TRT-PR. Outro destaque da publicação são as conferências sobre o CPC promovidas pela Escola Nacional de Magistratura do Trabalho (ENAMAT), que poderão ser acessadas por meio da Biblioteca Digital da Escola Nacional. Também é possível assistir aos vídeos do "Painel: O Novo CPC e o Processo no Trabalho", disponíveis no canal do YouTube da ENAMAT.


A 39ª Edição da Revista Eletrônica pode ser acessada AQUI

Notícia publicada em 16/04/2015
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br
Última atualização: sexta-feira, 17 abr. 2015, 08:26