Servidores do TRT-PR recebem o primeiro treinamento sobre PJe-Calc

<<Voltar

Servidores de Varas do Trabalho de Curitiba e da Corregedoria Regional do Tribunal do Trabalho do Paraná participaram, dias 24 e 25 de novembro, de treinamento inaugural sobre o Sistema PJe-Calc, que será implantado na 9ª Região Trabalhista a partir de 2017. As aulas foram ministradas pela Assessoria Econômica e de Orientação em Cálculo Judicial (AECalc) e aconteceram no laboratório de informática da Escola Judicial do TRT-PR.

Servidores durante o treinamento

O principal objetivo do treinamento é preparar servidores para auxiliar os magistrados na liquidação processual das decisões judiciais. No curso, que teve carga horária de 15 horas/aula, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre elementos de cálculo, verbas trabalhistas e jurisprudência para cálculos, dentre outros. Exercícios práticos familiarizaram os servidores com a ferramenta PJe-Calc.

Para os servidores do interior, da Região Metropolitana de Curitiba e das demais unidades da Capital que não puderam participar desta turma inaugural, será agendada a extensão do curso, a partir de fevereiro de 2017.

Servidores durante o treinamento

PJe-Calc

Desenvolvido pelas equipes TST, CSJT e TRT da 8ª Região (Pará e Amapá), o PJe-Calc é uma ferramenta padronizada para uso na liquidação processual, ou seja, na fase do processo em que as decisões das sentenças e acórdãos são convertidas em valores monetários.

Apesar de ser um subsistema do PJe, o PJe-Calc tem funcionalidade independente. Na prática, representa uma evolução em relação às formas de elaboração de cálculos utilizadas anteriormente. Isto porque o PJe-Calc pode eventualmente dispensar a elaboração de cálculos por contadores externos, diminuindo os custos do processo para as partes e aumentando a celeridade processual.

Dentre as principais funcionalidades estão a possibilidade de atualização e conversão de débitos trabalhistas, de acesso a cálculos feitos por outras unidades, e de exportar os cálculos de liquidação diretamente para o processo que tramita em PJe. As principais características são flexibilidade, segurança em relação aos dados e praticidade, pois as partes já terão acesso aos cálculos tão logo sejam feitos.

Notícia publicada em 29/11/2016
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br
Última atualização: quarta-feira, 30 nov. 2016, 15:13