Biblioteca Professor Milton Vianna completa 40 anos de história e ganha novas instalações

<<Voltar

Foto desembargadora Marlene Suguimatsu e desembargador Cassio Colombo Filho.
A presidente do TRT-PR, desembargadora Marlene Suguimatsu, e o diretor da Escola Judicial, desembargador Cassio Colombo Filho, descerram a fita para inaugurar a nova bilbioteca

"São 40 anos de conhecimentos compartilhados, 40 anos de trabalho para a composição de um acervo que possa atender aos anseios de quem quer aprender, 40 anos de organização do saber, de incentivo à educação, de atenção às mudanças tecnológicas".

A declaração, da desembargadora presidente do TRT do Paraná, Marlene T. F. Suguimatsu, marcou a reinauguração da biblioteca Professor Milton Vianna, que completou 40 anos no último dia 12 e ganhou novas instalações nesta quarta-feira (19).

Durante a reabertura do espaço recém-reformado, que fica na sede administrativa do Regional paranaense, em Curitiba (Av. Vicente Machado, 147, Centro), a presidente do Tribunal ressaltou o papel institucional do espaço, que possibilita, por meio do aprendizado, o fortalecimento da missão do Tribunal: “Solucionar os conflitos provenientes das relações de trabalho com justiça e efetividade na entrega da prestação jurisdicional”.

Na oportunidade, o desembargador Cassio Colombo Filho, diretor da Escola Judicial, lembrou a origem da palavra "biblioteca" (biblíon - livro, e theke - depósito) e observou que, atualmente, estes espaços representam muito mais do que um local para arquivamento de livros. "Hoje, as bibliotecas são um centro de compilação de dados. Isso envolve muita tecnologia e muito conhecimento em manejo de dados", explicou.

Novo espaço

Com as obras de reforma, os usuários passam a contar com um espaço mais amplo e moderno. São aproximadamente 350 m² de área interna total, divididos em mais de 10 ambientes. Entre os destaques do novo espaço, estão um salão de periódicos/atendimento e pesquisas de 167,98 m² e duas salas de estudos separadas por painéis de vidro retráteis.

O espaço oferece um acervo composto de monografias (livros, folhetos, relatórios, teses e dissertações), obras de referência (dicionários gerais e especializados e enciclopédias), periódicos (revistas especializadas em Direito e áreas interdisciplinares) e documentos eletrônicos (revistas eletrônicas, CDs e DVDs).

Vinculada à Escola Judicial, a biblioteca do TRT do Paraná recebe principalmente magistrados e servidores, mas está aberta à comunidade jurídica e ao público em geral.

Foto: Desembargador Cassio Colombo
Desembargador Cassio Colombo exalta a criação do novo espaço
Foto: Instalações da nova Biblioteca
Instalações modernas são formadas por mais de dez ambientes, em uma área de aproximadamente 350m²

 

História

A biblioteca do Regional paranaense, que abriu as portas pela primeira vez no dia 12 de dezembro de 1978, recebeu o nome do professor Milton Vianna em homenagem à sua incansável participação no movimento histórico em prol da criação do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.


A biblioteca Professor Milton Vianna funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30 para atendimento a magistrados e servidores e das 11h às 17h para atendimento ao público externo.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Jason Silva
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: segunda-feira, 7 jan. 2019, 10:52