Em tempos de teletrabalho, Revista Eletrônica debate o direito à desconexão

<<Voltar
Capa da edição 89

Assim como a música é composta não apenas por sons, mas de sons e silêncios, o direito fundamental ao trabalho digno também se compõe por meio de atividade e descanso. A Revista Eletrônica do TRT-PR chega à edição nº 89 tendo como tema o direito à desconexão. Debater esse assunto já seria algo atual, por conta da utilização crescente de tecnologias de comunicação. Agora, com a situação de pandemia e o consequente aumento do número de pessoas trabalhando remotamente, compreender essa questão é a ordem do dia, quando se trata de direito material do trabalho.

A Revista possui oito artigos escritos por juristas e operadores do direito do trabalho. Seis deles analisam diretamente o direito à desconexão sob aspectos diversos: a relação com os direitos fundamentais; a situação da mulher trabalhadora; os limites do poder diretivo do patrão, dentre outros. Mais dois artigos tratam de assuntos correlatos. O primeiro sobre “uberização”; o segundo sobre as relações de trabalho num mundo digital, sob um prisma constitucional.

Para além dos textos científicos, a revista também constrói o conhecimento com a utilização de recursos multimídia e notícias jornalísticas. A edição nº 89 traz reportagens da TV Justiça sobre decisões em casos concretos, inclusive o caso de um analista de suporte que teve reconhecido o seu direito à desconexão do trabalho.

A Revista Eletrônica é produzida por um grupo de estudos vinculado à Escola Judicial do TRT-PR. A publicação pode ser acessada em navegadores de internet ou por meio de aplicativos para dispositivos móveis. Saiba AQUI como baixar o app da Revista Eletrônica para o seu tablet ou celular.

Leia AQUI a Revista Eletrônica do TRT-PR.

Saiba como baixar o app da Revista Eletrônica AQUI.


Texto: Pedro Macambira

Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: quinta-feira, 23 jul. 2020, 18:20