09/04/2018
Escola Judicial do TRT-PR promove debate sobre a previdência dos servidores públicos
<<VoltarMagistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná assistiram na sexta-feira (6/4), em Curitiba, à palestra "Previdência Complementar do Regime Próprio dos Servidores Públicos".
Na abertura dos trabalhos, o diretor da Escola Judicial, desembargador Cássio Colombo Filho, destacou que o objetivo do curso é divulgar e analisar as transformações previdenciárias, "que têm passado ao largo para muita gente".
O magistrado, que exerce há quatro meses a direção da unidade, frisou que uma das bandeiras de sua gestão é justamente o debate sobre o tema. "Qual é o futuro da nossa Previdência? Devemos permanecer na previdência pública ou adotar uma previdência privada?"
A palestra ficou a cargo do professor Noa Piatã Bassfeld Gnata, especialista em Direito Previdenciário e autor de obras sobre a matéria. O palestrante dedicou parte de sua apresentação para analisar as seguintes questões: os riscos de permanecer no regime próprio dos servidores (tendo em vista as recentes alterações em regras previdenciárias, além de outras anunciadas em prognóstico de calendário não muito distante); os riscos de migrar para a previdência privada; e os de aderir completa ou parcialmente ao Funpresp-Jud, que é o Fundo de Previdência Complementar do servidor público federal do Poder Judiciário. (Desde 2013, os servidores que ingressam no Judiciário Trabalhista aderem automaticamente ao Funpresp-Jud).
Após a exposição do conteúdo, o palestrante promoveu debate com a plateia e realizou simulações do preenchimento dos requisitos para aposentadoria - e respectivos valores de subsídios -, considerando as novas regras do sistema público e os regimes privados.
Ao longo dos próximos meses, a Escola Judicial promoverá palestras sobre a matéria em Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina. Para alcançar o maior número possível de magistrados e servidores, já disponibiliza curso EaD sobre o tema.
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Luiz Renato Munhoz
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br