Período: 21 e 22/11

- Dia 21/11 (quinta-feira), das 14h às 18h
- Dia 22/11 (sexta-feira), das 8h às 12h e das 14h às 18h

Público: Magistradas/os [50 vagas]

Modalidade: EAD síncrono

Carga horária: 12h

Inscrições: Encerradas

Informações adicionais:

Curso com objetivo de capacitar magistradas e magistrados quanto aos conceitos básicos sobre a aplicação da Inteligência Artificial Generativa, com foco no ChatGPT, em tarefas e rotinas ligadas à atividade judicante. Serão abordados, também, os riscos éticos e legais relacionados ao uso da IA Generativa, além de proporcionar habilidades práticas para a redação de prompts eficazes.

Instrutores: Fernando Hoffmann (Juiz do TRT9. LLM – Master in Laws em Resolução de Disputas, dupla concentração em mediação e arbitragem, pela Pepperdine University/Straus Institute for Dispute Resolution – EUA), Jorge Alberto Araujo (Juiz do TRT4. Master em Teoria da Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante –Espanha), e Ney Maranhão (Juiz do TRT8. Doutor em Direito pela USP, com estágio de Doutorado-Sanduíche junto à Universidade de Massachusetts – Boston/EUA).

Conteúdo programático:

1. Introdução à IA Generativa
1.1- Conceitos fundamentais da Inteligência Artificial, tipos de IA, modelos de linguagem e suas potencialidades para a prática jurídica.

2. Conhecendo o ChatGPT
2.1- Acesso, interface, funcionalidades essenciais e modos de uso do ChatGPT, diferenciando entre suas versões gratuitas e pagas.

3. ChatGPT na Prática Judicante
3.1- Panorama geral de potencialidades: auxílio direto na agilização de tarefas e no aprimoramento de resultados.

4. Riscos e Desafios Ético-Jurídicos da IA Generativa
4.1- Discussão sobre alucinação, proteção de dados, isonomia/vieses, segurança jurídica e regulamentação do uso de IA Generativa na atividade judicante

5. Introdução ao uso de prompts
5.1- Como formular prompts eficazes para otimizar o uso do ChatGPT em tarefas judiciais específicas.

6. Apresentação de GPTs Personalizados para Magistrados/as
6.1 Demonstração de modelos personalizados de GPT para magistrados/servidores e discussão sobre seu uso para necessidades judicantes. Compartilhamento de Experiências. Laboratório: momento de experimentação prática do ChatGPT em tarefas específicas. Interação tutelada, em tempo real.