Juízes do trabalho de todo o Estado estão reunidos em Curitiba para a IV Semana Institucional da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. O evento, organizado pela Escola Judicial, integra o calendário oficial do TRT da 9ª Região e tem por finalidade promover o debate de temas de interesse da sociedade e do Poder Judiciário. Em função do encontro de magistrados, no período de 15 a 19 de setembro, à exceção de casos urgentes, não haverá audiências na Justiça do Trabalho paranaense.


Até sexta-feira, palestras e oficinas abordam desde temas eminentemente técnicos, como a aplicação retroativa da jurisprudência e a segurança jurídica, até os relacionados à estrutura da instituição, como as atribuições da Presidência e da Corregedoria, a movimentação da carreira do juiz e o processo eletrônico. Entre os palestrantes está o ministro Maurício Godinho Delgado, do Tribunal Superior do Trabalho. A programação também terá momentos para reflexão sobre os cuidados necessários com a saúde e a segurança dos magistrados, com
palestras do médico endocrinologista Fabiano Lucas Lago e do delegado da Polícia Federal Reinaldo Almeida César Sobrinho.

A solenidade de abertura ocorreu nesta segunda-feira, 15/09, no Auditório Pedro Ribeiro Tavares, na sede do Tribunal, em Curitiba. Na mesa de abertura estiveram o presidente Altino Pedrozo dos Santos, o diretor da Escola Judicial, desembargador Célio Horst Waldraff, e o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho do Paraná, juiz José Aparecido dos Santos.
Para o desembargador Altino Pedrozo dos Santos, o roteiro de temas é amplo e, em alguns tópicos, inéditos na Justiça do Trabalho do Paraná. “Isso prenuncia uma semana em que será necessária muita disposição intelectual analítica do ponto de vista objetivo, processual, regulamentar e político-institucional”, disse.
O magistrado lembrou que a novidade e o inusitado na escolha dos temas é justamente o que se espera do evento: “Afinal, aquilo que é conservador não instiga e não responde aos desafios conjunturais. O que é estático nada cria, o que é padrão apenas repete e nada inova”.
O diretor da Escola Judicial, desembargador Célio Horst Waldraff, afirmou que, durante a semana, serão necessárias disposição, harmonia e espírito de equipe. “Nós vamos devotar os melhores anos de nossas vidas na Justiça do Trabalho do Paraná. Isso nos aproxima”, declarou.
O presidente da Amatra IX, juiz José Aparecido dos Santos, ressaltou o papel democrático da Semana da Magistrutura, ao permitir a participação de todos os magistrados nas discussões institucionais.
Clique AQUI para acessar a programação completa da IV Semana Institucional da Magistratura.
Homenagem
Durante a solenidade de abertura da IV Semana Institucional da Magistratura, sete magistrados aposentados foram homenageados pela desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista e pela juíza Suely Filippetto. Foram saudados os desembargadores Tobias de Macedo Filho, Ney José de Freitas, Dirceu Buyz Pinto Junior e Adayde Santos Cecone, e a os juízes Gesyra Medeiros da Hora, Lisete Valsecchi Fávaro e Aparecido Sérgio Bistafa.
Momento Cultural
A abertura da IV Semana Institucional da Magistratura foi precedida por uma apresentação musical em homenagem ao compositor polonês Frédéric Chopin. A trajetória e a produção do artista foram relatadas pelo servidor Alexandre Vogelsanger Hungria de Camargo, lotado na Vice-Presidência. Alexandre também executou ao piano algumas peças do compositor, além de obras de Friedrich Georg Handel e Johann Sebastian Bach. Ao piano, também se apresentou o servidor Luiz Eduardo de Menezes, lotado na Assessoria da Direção-Geral. A apresentação de violino ficou a cargo de Ubiracy Severo Franco de Godoy, da Corregedoria.

Os integrantes da mesa de abertura: desembargador Célio Horst Waldraff, presidente Altino Pedrozo dos Santos e juiz José Aparecido dos Santos

A desembargadora Adayde Santos Cecone (no centro) homenageada pelas colegas magistradas Suely Filippetto e Rosalie Michaele Bacila Batista

Juíza Suely Filippetto e desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista ao lado do juiz aposentado Aparecido Sérgio Bistafa, um dos homenageados

Magistradas saúdam o desembargador aposentado Dirceu Buys Pinto Junior

Servidor Alexandre apresenta a vida e a obra de Chopin

Luiz Eduardo de Menezes executa ao piano duas peças de Chopin

Notícia publicada em 15/09/2014
Fotos: Alexandre Gonçalves
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br
Last modified: Tuesday, 16 September 2014, 2:49 PM