TRT-PR fecha parceria com curso Inter Americano

<< Voltar

Imagem mostra, de corpo inteiro e olhando para a câmera, a partir da esquerda, o desembargador Célio Horst Waldraff; o diretor-presidente do Inter Americano, Claricio Casagrande; o presidente do TRT, Altino Pedrozo dos Santos; o gerente administrativo do Inter Americano, José Miquelam; os juízes Lourival Brão, Sandra Flügel Assad e Rafael Palumbo

A partir da esquerda: desembargador Célio Waldraff, Claricio Casagrande, presidente Altino Pedrozo dos Santos, José Miquelam, juízes Lourival Barão, Sandra Assad e Rafael Palumbo

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná firmou nesta sexta-feira (20/02) um convênio de cooperação acadêmica com o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos de Curitiba – Inter Americano, com o objetivo de oferecer cursos de idiomas ou preparatórios para provas de proficiência na Língua Inglesa a magistrados, dentro do programa de formação continuada adotado pelo Regional paranaense.

 

Em dezembro último, o Tribunal já havia assinado um convênio semelhante com a Associação de Cultura Franco Brasileira (Aliança Francesa).

 

 

Nos termos da Resolução 17 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), as atividades realizadas pelos magistrados do TRT-PR nos cursos previstos nos convênio vão contar como horas de formação continuada - desde que os juízes estejam matriculados regularmente e recebam a correspondente certificação.

Um dos principais cursos de interesse abrangidos pela parceria é o English for Law, ministrado por professores de inglês com formação jurídica e destinado a profissionais do Direito interessados em desenvolver o vocabulário específico da área. 

Estarão disponíveis também orientações para estudos no exterior, assim como os cursos de preparação para exames de proficiência exigidos para admissão em instituições profissionais e acadêmicas de países de Língua Inglesa: TOEFL (Test of English as a Foreign Language), GRE (Graduate Record Examination), ECCE (Examination for the Certificate of Competency in English) e ECPE (Examination for the Certificate of Proficiency in English). 

O acordo abre a possibilidade de que alguns cursos sejam ofertados na modalidade in-company. Neste caso, a programação seria integralmente cumprida nas dependências da Escola Judicial (EJ) do TRT-PR, como forma de facilitar o acesso dos interessados. 

O Inter Americano possui 73 anos de experiência no ensino de Inglês, tendo sido a primeira escola do gênero em Curitiba. A instituição conta com cinco unidades na capital paranaense e tem a chancela da Embaixada dos Estados Unidos em quesitos correspondentes à qualidade.

“De uma maneira geral, esta é mais uma porta aberta em direção ao mundo globalizado. A internacionalização é um desafio, e uma vez que nós, operadores do Direito, conhecemos um novo idioma, uma nova cultura, o ideal é conhecer também as soluções jurídicas oferecidas para as mesmas questões que são enfrentadas tanto no exterior como em nosso próprio país”, afirmou o diretor da Escola Judicial, desembargador Célio Horst Waldraff, referindo-se à nova parceria. 

A assinatura do convênio foi feita no gabinete da presidência do TRT-PR, em Curitiba. Além do presidente do Tribunal, desembargador Altino Pedrozo dos Santos, e do diretor-presidente do Inter Americano, Claricio Paulo Casagrande, estiveram presentes à solenidade o gerente administrativo do Inter Americano, José Miquelam, o desembargador Célio Horst Waldraff, os juízes Lourival Barão Marques Filho (coordenador da Escola Judicial), Sandra Mara Flügel Assad (juíza-auxiliar da Presidência do TRT-PR) e Rafael Gustavo Palumbo (da 3ª Vara do Trabalho de Cascavel).

Imagem mostra o diretor da Escola Judicial do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, e o diretor-presidente do Inter Americano, Claricio Casagrande, assinando termo de cooperação acadêmica. Os dois aparecem ligeiramente debruçados sobre a mesa, olhando para a câmera enquanto assinam o documento
       O diretor da Escola Judicial do TRT-PR e o diretor-presidente do Inter Americano assinam o termo de cooperação


Notícia publicada em 20/02/2015
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br
 
 
   
Last modified: Thursday, 26 March 2015, 3:31 PM