Paranaense indicado ao STF participou da sabatina “Provocações Acadêmicas”

<< Voltar

 Imagem em plano geral do Auditório Pedro Ribeiro Tavares na ocasião em que o projeto Provocações Acadêmicas foi transmitido ao vivo com a participação do jurista Luiz Edson Fachin. Jurista respeitado e admirado no meio acadêmico e profissional, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Luiz Edson Fachin foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para integrar o Supremo Tribunal Federal na cadeira que pertenceu ao ministro Joaquim Barbosa. Antes de assumir o cargo, Fachin será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e precisará do aval da maioria dos senadores.

Autor de dezenas de livros e artigos, detentor de 20 premiações ou títulos honorários, Luiz Edson Fachin foi o convidado, em outubro do ano passado, do projeto "Provocações Acadêmicas" da Escola Judicial do TRT do Paraná, uma sabatina jurídica transmitida ao vivo pela internet.
Ele discorreu sobre questões contemporâneas e desafiadoras do mundo jurídico a partir de perguntas de magistrados trabalhistas – os desembargadores Célio Horst Waldraff e Thereza Cristina Gosdal e os juízes Eduardo Milléo Baracat e Ana Paula Sefrin Saladini.

Algumas das questões debatidas foram: Há violação da boa-fé quando o empregado promove crítica ao empregador nas redes sociais? A exclusiva reparação em dinheiro do assédio moral não é fruto de uma existência, por parte da sociedade, baseada no patrimônio? Quando inicia um pré-contrato ou um contrato de trabalho? Como se dá a relação do Direito do Trabalho com o Direito Civil e a Constituição? É possível abordar a teoria da “perda de uma chance” quando o pedido faz referência apenas ao dano moral? Como se dá a relação da boa-fé objetiva e o direito de fazer revista no trabalho?
PERFIL
Luiz Edson Fachin nasceu em Rondinha, no interior do Rio Grande do Sul, mas desde os dois anos mora no Paraná onde construiu a carreira jurídica. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1980); mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986 e 1991, respectivamente); pós-Doutor pela Faculty Research Program, do Ministério das Relações Exteriores do Canadá; pesquisador convidado do Instituto Max Planck, de Hamburgo (Alemanha); professor visitante do King´s College, Londres (Inglaterra); professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná e membro titular e ocupante da Cadeira nº 10 da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Publicou diversos livros, entre os quais Teoria Crítica do Direito Civil, além de ser organizador de várias obras jurídicas reconhecidas. Sua carreira abrange também atuação como árbitro em questões nacionais e internacionais. É membro do corpo de árbitros da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP; da Câmara Brasil-Canadá; e da ARBITAC.
.
Abaixo video com a participação do jurista no projeto "Provocações Acadêmicas".

Notícia publicada em 15/04/2015
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3313-7313
ascom@trt9.jus.br

 
Última atualização: quarta-feira, 15 abr. 2015, 17:38