Escola Judicial promove segunda etapa de Curso Avançado sobre o Novo CPC

<<Voltar

Em plano médio, o advogado André Luiz Tesser palestrando. Ele segura um microfone. Atrás do palestrante, é possível ver a mesa principal do evento, sobre a qual estão dispostos alguns objetos, como um notebook. Ao fundo, pode-se ver a ponta de dois mastros e parte das bandeiras do Brasil e do Paraná.
O advogado André Luiz Bauml Tesser

Magistrados do TRT do Paraná participam do Módulo II do Curso Avançado de Capacitação no Novo Código de Processo Civil (CPC), promovido pela Escola Judicial. Nesta segunda etapa, 12/06, são tratados dois temas: provas e sentenças.


A questão das provas no novo CPC foi o assunto da palestra do mestre e advogado André Luiz Bauml Tesser. Segundo Tesser, as provas podem ser definidas a partir de sua finalidade, ou seja, são os meios pelos quais se busca convencer subjetivamente o juiz.

Ele observa que o novo CPC trata das questões das provas sobre três características - direito de prova, dever de prova e ônus da prova.

Com o tema "Sentenças", a palestra da segunda parte do Módulo II, proferida pelo o professor-doutor Eduardo Talamini, tratou das principais diferenças do assunto existentes o Código de Processo Civil de 1973 e o de 2015. Pelo novo CPC, a sentença passa a ser a manifestação do Juiz que põe fim à fase de conhecimento do procedimento comum, bem como extingue a execução. Deste modo, deixa-se de lado a ideia de que este tipo de decisão necessariamente extingue o processo.

 
Todos os encontros acontecem no auditório da Escola Judicial, em Curitiba. O curso completo tem carga horária de 52 horas e gira em torno de importantes mudanças do CPC trazidas pela sanção da Lei 13.105/2015, em vigência a partir de 2016.
 

O Módulo III acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto, tendo como temas Tutela de Urgência e Tutela de Evidência, com o professor-doutor Vicente de Paula Ataíde Jr, Precedentes no novo CPC, com a professora-doutora Teresa Arruda Alvim Wambier e Os Recursos Repetitivos no modelo do novo CPC, com o professor e mestre Luiz Rodrigues Wambier.
 
Confira AQUI a programação completa e atualizada do curso.

 Em plano médio, o professor Eduardo Talamini palestrando. Na mão esquerda, o docente segura um microfone. Atrás do palestrante, pode-se ver a mesa principal do evento, com alguns objetos.
 Professor Eduardo Talamini
 Em plano aberto, o auditório da Escola Judicial durante o evento. A foto foi tirada dos fundos do auditório. É possível ver a plateia e, ao fundo, um palestrante.
Magistrados assistem às palestras no auditório da Escola Judicial

Notícia publicada em 12/06/2015
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br
Última atualização: segunda-feira, 15 jun. 2015, 12:35