Debate temático encerra 5ª Semana Institucional da Magistratura

<<Voltar
Fotografia de grupo dos magistrados no encerramento da 5ª Semana Institucional


Um debate dinâmico entre magistrados sobre o novo Código de Processo Civil (CPC) e suas repercussões sobre o Processo do Trabalho marcou o último dia da 5ª Semana Institucional da Magistratura do TRT do Paraná, em Curitiba.

O formato do encontro, bastante interativo, foi uma das inovações da edição deste ano da Semana Institucional. Segundo o coordenador da Escola Judicial, juiz Lourival Barão Marques Filho, a ideia foi favorecer o compartilhamento de ideias e a exposição de diferentes pontos de vista entre os magistrados.

No decorrer do encontro, os juízes apresentaram diversas teses sobre o novo CPC e discutiram temas como as hipóteses de aplicação do código nas esferas trabalhistas, reunião de processos em ações conexas para decisão conjunta e recurso em casos de suspeição ou impedimento de magistrados. Para o desembargador Cássio Colombo Filho, vice-diretor da Escola Judicial, "muito do que está no novo CPC vem do próprio Processo do Trabalho. O código não traz grandes mudanças para nós e deve continuar sendo utilizado de forma subsidiária".

O diretor da Escola Judicial, desembargador Célio Horst Waldraff, afirmou que a magistratura trabalhista terá um forte desafio já no próximo ano, como provável consequência da crise econômica. O cenário aponta para uma elevação das queixas à Justiça após a rescisão dos contratos - hoje, de cada 100 contratos de trabalho rescindidos, dois são discutidos na Justiça.

A 5ª Semana Institucional da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná trouxe a Curitiba palestras de renomados juristas, além de especialistas de diversas áreas inter-relacionadas ao Direito. Entre os convidados que falaram aos magistrados da 9ª Região, estiveram o juiz federal Sérgio Moro, o psicanalista francês Christophe Dejours e o professor Leandro Karnal.


Na sessão de encerramento, o presidente Altino Pedrozo dos Santos agradeceu a participação de todos os magistrados e parabenizou a Escola Judicial e os servidores "que trabalharam incansavelmente para o sucesso do evento".

 Auditório Pedro Ribeiro Tavares durante os debates

Auditório Pedro Ribeiro Tavares


Notícia publicada em 17/09/2015
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Alexandre Gonçalves
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br 

Last modified: Tuesday, 22 September 2015, 11:22 AM