Com novo enfoque, edital da Escola Judicial busca multiplicar a pesquisa entre magistrados e servidores

<<Voltar

Em 2016, os temas que mais despertam interesse de aprofundamento teórico entre magistrados e servidores do TRT-PR poderão ser estudados em grupos de pesquisa, com apoio da Escola Judicial e contagem de horas para formação e qualificação.

O Edital 2016/2017 para Seleção de Projetos de Pesquisa da Escola Judicial, que acaba de ser publicado, propõe oito áreas de pesquisa:

1- Processo do Trabalho e o CPC;
2- Direito Coletivo do Trabalho;

3- Saúde, segurança no trabalho e a prova pericial;

4- Gestão e jurisdição;

5- Direitos fundamentais nas relações de emprego;

6- Magistratura: carreira e independência;

7- Hermenêutica jurídica;

8- Tecnologia e Direito.


Cada grupo de pesquisa deverá ter entre 10 e 30 membros, dos quais até 20 magistrados e 10 servidores do TRT da 9ª Região. Dentro da nova proposta, a Escola Judicial prestará toda a assessoria necessária para os grupos elaborarem os projetos e esclarecerem dúvidas. Num primeiro momento, ainda em março, será realizado o Curso Como Fazer um Projeto de Pesquisa, por meio de videoaula no sistema moodle da Escola Judicial.

Outra novidade é quanto ao tempo de duração das pesquisas - não mais restrito a 12 meses - , podendo ser de 3, 6, 9 ou 12 meses. Cada grupo terá um fórum no ambiente moodle (sala de aula virtual), onde acontecerão discussões, leituras e debates, podendo ainda promover seminários, com preferência para filmagem e transmissão online em função da contenção de despesas.

Para o diretor da Escola Judicial, desembargador Arion Mazurkevic, a fórmula possibilita que magistrados e servidores escolham pesquisar aquilo que mais lhes interessa, atende às exigências da Escola Nacional da Magistratura (ENAMAT) quanto às horas semestrais de formação de magistrados, e atenua o impacto negativo dos cortes orçamentários nas ações de qualificação.

Acesse a página do Edital de Pesquisa 2016/2017.



Notícia publicada em 23/02/2016
Imagem: IstockPhotos anyaberkut
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br
Última atualização: terça-feira, 23 fev. 2016, 17:51