Escola Judicial firma parceria com Faculdade de Direito da UFPR

<<Voltar
Desembargador Arion Mazurkevic
Desembargador Arion Mazurkevic assina o Termo de Cooperação

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através de sua Faculdade de Direito, é a mais nova instituição a assinar um termo de cooperação acadêmica (17/06) com a Escola Judicial do TRT do Paraná. O acordo, firmado no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, deve se estender por dois anos, podendo ser renovado ao final do período.

O convênio reconhecerá como horas de formação continuada dos magistrados do Regional trabalhista paranaense as atividades educacionais, cursos, eventos e ações formativas compartilhadas, nos termos da Resolução ENAMAT nº 17, de 30 de setembro de 2014.

Para o professor-doutor Ricardo Marcelo Fonseca, diretor do Setor de Ciências Jurídicas da universidade, haverá um ganho recíproco com a assinatura do convênio. "Tenho certeza de que unindo forças conseguiremos potencializar, do ponto de vista da qualidade, as iniciativas da Faculdade de Direito e as da Escola Judicial do TRT-PR. Esta aproximação certamente enriquecerá, e muito, a atuação dos nossos pesquisadores e professores, tanto quanto a dos nossos alunos", destacou.

"Descortinam-se, a partir de agora, imensas possibilidades de realização de eventos e cursos de intercâmbio entre a Escola Judicial e a UFPR, uma instituição centenária no ensino jurídico no Brasil. Sendo a faculdade de Direito um centro de reflexão, de estudo, de construção doutrinária e acadêmica, e considerando que no TRT do Paraná possuímos um corpo de juízes e servidores que se utiliza deste conhecimento na prática, acredito que será um intercâmbio extremamente valioso para ambas as partes. Estamos criando aqui uma relação que irá, sem dúvida, contribuir para o aperfeiçoamento da atividade jurisdicional do nosso Tribunal", ressaltou o diretor da Escola Judicial, desembargador Arion Mazurkevic.

Estiveram presentes na cerimônia que selou a parceria os desembargadores Rosalie Michaele Bacila Batista, Arion Mazurkevic, Célio Horst Waldraff e Thereza Cristina Gosdal; os juízes Leonardo Vieira Wandelli e Eduardo Milléo Baracat; e os professores do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR Ricardo Marcelo Fonseca, Sidnei Machado, Sandro Lunard Nicoladeli e Paulo Ricardo Opuszka.

Acesse aqui o conteúdo do Termo de Cooperação.

 

EXCELÊNCIA JURÍDICA

A UFPR ficou em segundo lugar no ranking dos cursos de Direito de todo o país com mais aprovações no XVII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Ao todo, egressos de 1395 faculdades do país participaram da avaliação. O ranking foi elaborado por um pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), que fez uma análise estatística de dados divulgados pela OAB referentes ao XVII Exame da Ordem realizado no final de 2015.

Para a elaboração do ranking, foram selecionadas as instituições que inscreveram entre 50 e 200 egressos, e tiveram aprovação maior que 50% no exame da OAB. A UFPR ficou em segundo lugar entre as melhores, com 81 candidatos aprovados, representando 82% dos egressos da instituição que fizeram a prova. A Universidade Federal Fluminense (UFF) ficou empatada com a UFPR em segundo lugar, também com taxa de aprovação de 82%.

Magistrados do TRT-PR e professores da UFPR
Celebração da parceria entre a Escola Judicial do TRT-PR e a Faculdade de Direito da UFPR foi prestigiada por magistrados e professores

Notícia publicada em 20/06/2016
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br
Last modified: Monday, 20 June 2016, 1:10 PM