Começa a 6ª Semana Institucional da Magistratura do TRT-PR

<<Voltar

Foto magistrados reunidos durante a abertura da 6ª Semana Institucional da Magistratura

Destacando o papel institucional e científico do encontro, o presidente do TRT-PR, desembargador Arnor Lima Neto, abriu nesta segunda-feira a 6ª Semana Institucional da Magistratura. Até o dia 30, cerca de 200 magistrados da Justiça do Trabalho do Paraná participam em Curitiba do ciclo de debates, realizado uma vez por ano, voltado a temas relevantes e de interesse da sociedade e do Poder Judiciário.

"Esta semana sublinha a importância do exercício das prerrogativas da formação inicial e continuada, que estreita o contato e estabelece a identidade substancial ao juiz do trabalho do Século 21", afirmou o presidente, destacando ainda o elevado índice de participação dos magistrados nos encontros temáticos (85%). O desembargador Arnor Lima Neto fez especial saudação ao ministro do TST Fernando Eizo Ono, em cuja Presidência foi instalada a Escola Judicial do TRT-PR, que coordena as semanas institucionais.

O diretor da Escola Judicial, desembargador Arion Mazurkevic, lembrou que a 6ª Semana Institucional tem o objetivo de pensar não apenas questões jurisdicionais referentes ao exercício da magistratura, mas promover a melhora na qualidade do trabalho no âmbito interno e externo do TRT-PR. "Vivemos um momento delicado e complexo principalmente no Brasil, onde se potencializam os conflitos nas relações humanas, por isso, o tema principal desta semana institucional trata de inter-relações", afirmou.

O presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região, juiz Paulo Boal, observou que em meio ao preocupante descrédito dos agentes públicos, "o Poder Judiciário e o Ministério Público têm comprovado que são instituições sólidas, capacitadas a gerar estabilidade a nossa ainda recente democracia".

Foto Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi e Presidente TRT-PR, desembargador Arnor Lima Neto, durante abertura do evento. Na abertura do encontro, o presidente do TRT9, desembargador Arnor Lima Neto, destacou os resultados obtidos no Paraná durante a Semana Nacional da Execução Trabalhista

Também compuseram a mesa de abertura os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Fernando Eizo Ono e Maria Cristina Irigoyen Peduzzi. A magistrada fez conferência magna sobre o tema "Dignidade da Pessoa Humana: Considerações Históricas, Hermenêutica e o Debate Jurisprudencial". A ministra também é diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

A partir da esquerda, os ministros do TST Fernando Eizo Ono e Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, o presidente do TRT-PR, desembargador Arnor Lima Neto, e o diretor da EJ, desembargador Arion MazurkevicA partir da esquerda, os ministros do TST Fernando Eizo Ono e Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, o presidente do TRT-PR, desembargador Arnor Lima Neto, e o diretor da EJ, desembargador Arion Mazurkevic

O tema principal deste ano é voltado para as Inter-Relações na Justiça do Trabalho do Paraná. Integram a programação palestras, oficinas vivenciais e comissões temáticas concernentes à Formação Continuada de Magistrados para o desenvolvimento de competências essenciais ao exercício da magistratura do trabalho.

Finalizando o evento, no dia 29 de setembro, haverá reunião do Comitê de Priorização do 1º Grau e plenárias para formulação de proposições jurisprudenciais. Além de propiciar a integração de magistrados e a construção conjunta do conhecimento jurídico, ao aprofundar temas relativos ao exercício da magistratura a Semana Institucional traz benefícios à sociedade como um todo, por meio de prestação jurisdicional mais eficaz e próxima da realidade do cidadão.

No período da 6ª Semana Institucional da Magistratura - de 26 a 30 de setembro - não haverá audiências nas unidades judiciárias da 9ª Região Trabalhista.

Confira a programação.

Notícia publicada em 26/09/2016
Asssessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br
Última atualização: quinta-feira, 29 set. 2016, 14:58