Revista Eletrônica completa cinco anos com quase 1,5 milhão de acessos

<<Voltar
Foto Grupo de Pesquisas durante reunião
Desembargador Luiz Eduardo Gunther reúne-se com integrantes do Grupo de Pesquisa

Há cinco anos, em outubro de 2011, era publicada a primeira edição da Revista Eletrônica da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, que além de manter a qualidade a tradição da revista física - editada desde 1976 - abriu perspectivas inteiramente contemporâneas ao dispor seu conteúdo de forma instantânea e acesso universal.

"O compromisso de traçar os rumos digitais de divulgação corresponde ao cumprimento de uma promessa de democracia com o internauta jurídico, mediante a conformação do Direito e do Judiciário com os costumes cibernéticos que vêm notavelmente se incorporando na sociedade", afirmou na apresentação da Edição nº 1 - sobre Ação Civil Pública - o desembargador Luiz Eduardo Gunther, à época diretor da Escola Judicial.

O desembargador Luiz Eduardo Gunther tem coordenado o Grupo de Pesquisa durante todos os cinco anos de publicação mensal da revista, organizando servidores pesquisadores, todos voluntários. "Mantemos até hoje aquele propósito de fazer uma revista absolutamente sintonizada com os fatos, com o que está acontecendo na sociedade", observou durante reunião do grupo realizada nesta semana.

Passados cinco anos e 53 edições, a Revista Eletrônica contabiliza quase 1,5 milhão de acessos e se tornou referência ao apresentar sempre um tema principal, abordado em profundidade e múltiplas perspectivas por juristas, pesquisadores, mestres e doutores na área. É justamente este aspecto, de verticalização de assuntos atuais, que faz da Revista Eletrônica, segundo o desembargador Gunther, "uma pequena enciclopédia do Direito do Trabalho", muito utilizada não só por operadores do Direito, mas também por estudantes de graduação e pós-graduação.

USABILIDADE
Por meio das edições "Revistas Índice", houve integração de todo o conteúdo digitalizado das revistas publicadas em meio físico ao longo dos 40 anos do TRT-PR, recuperando a construção do pensamento jurídico-trabalhista, autores colaboradores e temas tratados.

O conteúdo é apresentado de forma diversificada por meio de sentenças, acórdãos, artigos, resenhas de livros, notícias vinculadas à temática, vídeos de palestras proferidas nas atividades da Escola Judicial do Tribunal Paranaense, e conta com ampla pesquisa de indicação bibliográfica referencial.

Além de ser sustentável, por superar a utilização do papel, a publicação acompanha a evolução tecnológica, dispondo de ferramenta de pesquisa facilitada por edição. O leitor pode fazer a conversão em PDF do conteúdo de modo seccionado, permitindo imprimir trechos escolhidos.

Para ser notificado em primeira mão sobre novas edições da Revista Eletrônica do TRT do Paraná - vencedora do Prêmio Nacional Educação Corporativa no Judiciário em 2013 - basta fazer cadastro, com nome completo e e-mail, ao acessar qualquer número da publicação - http://www.mflip.com.br/pub/escolajudicial/. O aplicativo MavenApp, acessível também em dispositivos móveis, possibilita busca por palavra em todas as edições e impressão de uma ou várias páginas.

NOVO PROJETO
O Coordenador e o grupo de pesquisa prepara nova publicação, em fase de projeto estruturante, desta vez que atenda aos requisitos de classificação científica Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o que implica a inclusão de artigos em língua estrangeira e conteúdo 70% exógeno (produzido fora do estado em que a Revista é editada), submetidos e aprovados por Conselho Editorial no sistema de verificação "double blind".

A futura publicação, provavelmente igualmente eletrônica, conta com o incentivo da Administração e da Escola Judicial e foi apresentada, com receptividade, à Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, Diretora da ENAMAT e a integrantes da Academia Nacional de Direito do Trabalho (ANDT).

Embora centralizada no Tribunal do Paraná, a publicação terá a expectativa de ser representativa do Direito do Trabalho e, portanto, de contar com a colaboração dos demais 23 Tribunais do Trabalho. A revista tem prognóstico de publicação em 2017.

Notícia publicada em 14/10/2016
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br 
Última atualização: sexta-feira, 4 nov. 2016, 11:57