Professor Laerte Idal Sznelwar proferiu palestra sobre métodos de avaliação de desempenho no trabalho

<<Voltar

Foto: Juiz Leonardo Vieira Wandelli apresenta o palestrante Laerte Idal SznelwarJuiz Leonardo Vieira Wandelli apresenta o palestrante Laerte Idal Sznelwar

O aperfeiçoamento dos métodos de avaliação de desempenho no ambiente de trabalho foi tema de seminário realizado na última sexta-feira (10/02) no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), em Curitiba. O professor Laerte Idal Sznelwar, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), fez uma abordagem crítica dos tradicionais sistemas de avaliação que, em sua opinião, estão superados e desconectados da realidade.

"Todos querem ser avaliados. É a ideia de reconhecimento, um impulso profundo, que nos leva buscar mais e ir adiante", afirmou o palestrante.

No entanto, o professor destacou que os sistemas costumeiramente utilizados para medir a qualidade do trabalho focam na produtividade - segundo a lógica industrial, estimulando a competição entre colegas -, ignorando as peculiaridades das diversas formas de trabalho e das capacidades individuais.

"Como mensuramos a quantidade de esforço de um trabalhador para alcançar as metas? O resultado será diferente para cada pessoa, assim como as consequências sobre a saúde. É uma avaliação subjetiva".

O professor ressaltou ainda que, para não fugir da atuação prevista no "manual da avaliação de qualidade", os indivíduos tendem a evitar posturas ousadas e inovadoras.

O conteúdo do seminário "Avaliação do trabalho judicial, Ethos da magistratura e efetividade da jurisdição: em busca do aprimoramento dos critérios de promoção e acesso" vem sendo abordado pelo Grupo de Estudo 11 da Escola Judicial, formado por magistrados e servidores, e coordenado pela desembargadora Eneida Cornel e pelo juiz Leonardo Vieira Wandelli.  A ideia do evento foi levar os fundamentos da discussão a  um público mais amplo, bem como aperfeiçoar o grupo de estudo para a segunda fase da pesquisa, que terá caráter propositivo.

Foto: Professor Laerte Idal Sznelwal

Professor Laerte Idal Sznelwal

PERFIL DO PALESTRANTE

Professor Laerte Idal Sznelwar - Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas, DEA pelo Conservatoire National des Arts et Metiers, doutorado em Ergonomia pela Conservatoire National des Arts et Metiers e pós-doutorado no Laboratoire de Psychologie du Travail et de l’Action du CNAM – Psychodynamique du Travail, Livre-docente pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Membro da equipe do Laboratoire de Psychologie du Travail et de l’Action du CNAM. Professor RDIDP do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Ergonomia, Saúde do Trabalhador e Psicodinâmica do Trabalho.

Notícia publicada em 14/02/2017
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br
Última atualização: terça-feira, 14 fev. 2017, 16:02