Psicanalista faz palestra no 6º Encontro de Filosofia, Justiça e Trabalho

<<Voltar


A psicanalista e especialista em gênero e sexualidade, Letícia Lanz foi a palestrante do 6° encontro de Filosofia, Justiça e Trabalho, realizado na última sexta-feira (23/06), no TRT-PR. O encontro foi promovido pela Escola Judicial, em parceria com a UFPR.

Letícia Lanz
Letícia Lanz é psicanalista, socióloga e escritora

A convidada, que é também mestra em sociologia, escritora, poeta, pensadora e ativista dos direitos humanos falou a uma plateia formada por magistrados sobre o tema "Identidade e expressão de gênero". O cerne de sua fala foi explicar a distinção entre gênero, sexo e orientação sexual, conceitos esses que muitas vezes são confundidos entre a maioria das pessoas.

Na palestra, Letícia explicou que sexo é um conceito biológico, gênero é um conceito que representa o papel social do indivíduo. "Já a orientação sexual corresponde ao desejo que a pessoa tem", complementou.

A psicanalista contou que essas discussões sobre gênero começaram a ganhar corpo somente no final da década de 60. "Antigamente as pessoas eram homem ou mulher, era uma divisão binária e ponto final. Isso era ditado somente pelo nascimento. Com o tempo, quem não se identificava com o sexo foi aos poucos ganhando espaço para lutar pelos seus direitos e falar sobre o tema", explicou.

Letícia Lanz também falou sobre preconceito, e dificuldades da vida de alguém cujo gênero (conceito social) não corresponde ao sexo (conceito biológico). "Os transgêneros, por exemplo, sofrem de sanções no dia a dia muito maiores que a maior parte das outras pessoas. Conseguir um emprego é algo quase impossível. Além de tudo, o medo de sofrer violência é constante, ainda mais no Brasil, um dos lugares mais perigosos do mundo para eles", finalizou.

O próximo Encontro de Filosofia, Justiça e Trabalho está previsto para o dia 18 de Agosto.



Notícia publicada em 28/06/2017

Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: quinta-feira, 29 jun. 2017, 10:46