Foz do Iguaçu recebeu primeiro TRT em Ação

<<Voltar

Ouça a entrevista do corregedor Sérgio Murilo concedida a Rádio Cultura de Foz do Iguaçu.


Foz do Iguaçu recebeu na sexta-feira (23) o primeiro Encontro Trabalhista Regional - TRT EM AÇÃO. A iniciativa conjunta da Administração do Tribunal organizada por atividades itinerantes de regionalização e integração, corresponde à nova metodologia da Corregedoria Regional de concentrar as ações correcionais por macrorregiões identificadas por suas características econômicas, políticas e culturais, que causam impacto comum às Unidades Judiciárias.

A primeira macrorregião, que completou o calendário de correições no dia 22 de março, engloba as Varas do Trabalho de Foz do Iguaçu, Toledo, Assis Chateaubriand, Palotina, Marechal Cândido Rondon e Cascavel.

A Vice-Presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná realizou no Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu pauta especial de audiências de tentativa de conciliação de processos em fase de recurso de revista, cujas ações sejam originárias das Varas do Trabalho da macrorregião.

Atuaram na pauta especial os desembargadores Nair Maria Lunardelli Ramos, Sérgio Murilo Rodrigues Lemos e Cássio Colombo Filho, além de quatorze juízes de 1º Grau da macrorregião. Houve conciliação em 35,14% dos processos agendados, o que representou a quitação de créditos trabalhistas no valor total de R$1.595.983,32.

Para a desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos, vice-presidente do TRT-PR, a integração "prestigia os magistrados de 1º Grau e suas respectivas jurisdições, dá cumprimento à Resolução Administrativa 174 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - que estabelece política nacional de conciliação e mediação na Justiça do Trabalho - e convida a advocacia regional a colaborar na busca de pacificação nas relações de trabalho, valorizando as prerrogativas da própria advocacia e a função social do diálogo para a causa da Justiça".

Sob o lema "Para que esperar, se você pode conciliar?" os advogados da macrorregião atenderam ao convite da Vice-Presidência e 69 processos foram identificados para a pauta especial compartilhada em oito ambientes diferentes (de forma simultânea) do Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu, entre 10h e 16h, conforme edital publicado e designação das audiências.

Para incluir processos em pauta, não foi necessário o peticionamento pelo advogado. O envio de e-mail (conciliacao_vice@trt9.jus.br) pelo representante legal das respectivas ações bastou para a manifestação de interesse e providências por parte da equipe da Vice-Presidência.

O projeto de interiorizar as ações conciliatórias de processos com recurso de revista pendente de julgamento pelo Tribunal Superior do Trabalho visa a estimular a conciliação e as soluções alternativas de conflito, impulsionar as execuções trabalhistas fiscais e assegurar a celeridade e eficácia da prestação jurisdicional. Para tanto, conta-se com a aproximação entre jurisdicionados, advogados e magistrados da própria região de origem do processo trabalhista.


Escola Judicial e o TRT EM AÇÃO

Concluindo o primeiro Encontro Trabalhista Regional - TRT EM AÇÃO, a Escola Judicial promoveu a palestra "Solução Pacífica de Conflitos", proferida pelo Ouvidor-Geral da União, Gilberto Waller Junior. Com a atividade científica, magistrados, servidores e advogados encerraram as atividades de integração regionalizada.

A próxima edição do TRT EM AÇÃO, com atividades de integração regional, ocorrerá no dia 27 de abril, em Maringá.

Confira no Flickr a cobertura fotográfica.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR

(41) 3310-7309
Fotos: Daniel Rodney Weidman Junior

ascom@trt9.jus.br

Last modified: Monday, 26 March 2018, 5:59 PM