Juízes e servidores do Oeste do Paraná realizam visita técnica à agroindústria Copavel

<<Voltar
Foto: Magistrados e servidores durante a visita técnica à Coopavel
Magistrados e servidores durante a visita técnica à Coopavel"

A melhor forma de se conhecer uma realidade é a experiência direta. Foi com este intuito que os magistrados e servidores da Região Oeste do Paraná realizaram uma visita técnica à Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), na última sexta-feira (17/08). A visitação foi realizada como uma atividade formativa de interiorização promovida pela Escola Judicial do TRT-PR.

Segundo a coordenadora da Escola Judicial no Oeste do Paraná, a juíza Gabriela Macedo Outeiro, os juízes muitas vezes recebem os processos e conhecem como se dão as atividades profissionais de forma mediata. Ou seja, há casos em que o magistrado só tem a oportunidade de conhecer como é um trabalho através dos relatos das partes e do depoimento das testemunhas.

Na Região Oeste, o setor de frigoríficos é um dos mais fortes em termos financeiros e na geração de empregos. Nos processos envolvendo este tipo de agroindústria, são comuns as alegações de lesão por esforço repetitivo, tanto em atividades de abates de aves, quanto no manuseio e transporte dos produtos.

"Para esses casos que temos que analisar lesões por esforço repetitivo, nós juízes não temos a competência técnica de um médico, mas com a visita técnica, conseguimos visualizar muito melhor quanto uma testemunha fala sobre fazer força com o punho, carregar caixas. Pudemos observar detalhes, como se existe maquinário e de que tipo é", considerou a Juíza Gabriela Macedo.

A visita técnica à Coopavel surgiu inicialmente por um convite da própria empresa aos juízes do Fórum Trabalhista de Cascavel, mas que foi aproveitado pela Escola Judicial do TRT-PR como uma atividade formativa de magistrados e servidores. Ao todo participaram seis juízes e 16 servidores da Região Oeste. "Outras empresas já nos fizeram o convite, então devemos dar continuidade a esta iniciativa", finalizou.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR

(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br

Last modified: Wednesday, 22 August 2018, 12:57 PM