Palestra trata de prevenção e combate ao assédio moral e sexual no âmbito do TRT-PR

<<Voltar

Professora Lis Andrea Soboll
Servidores apresentam a ferramenta Wiki

Na última sexta-feira (31), a professora Lis Andrea Soboll ministrou a palestra "Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no âmbito do TRT-PR". A iniciativa inaugurou as ações de sensibilização para a implantação da "Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no TRT-PR", com o objetivo de ampliar o debate sobre o tema. Para ler o documento, CLIQUE AQUI.

A palestra foi ministrada em duas ocasiões: no período da manhã, direcionada a servidores da área administrativa do TRT-PR; e à tarde, como parte da programação do Encontro de Diretores de Secretaria de Vara do Trabalho - 9ª e 10ª Região.
 
A professora fez uma abordagem desses tipos de violência ocorridos no ambiente de trabalho, dividida em três partes: caracterização do assédio; compreensão da problemática (qual o risco de acontecer?); e ações práticas para lidar com a agressão.
 
Contextualizou para os presentes como os assédios ocorrem, desconstruindo ideias preconcebidas como, por exemplo, de que todo assediado adoece. "Muitas pessoas tem um grau de resiliência muito alto e demoram adoecer ou demonstrar sintomas".
 
Lis entende o assédio moral como conjunto de práticas e comportamentos agressivos e hostis, de forma contínua e repetitiva, que causa violência psicológica extrema e afeta a dignidade da pessoa. Já o assédio sexual consiste em propostas e investidas de ordem sexual não desejadas e sem correspondência, realizadas de forma insistente, repetitiva e constrangedora, no contexto das relações de trabalho.

Outro ponto importante é que, na atualidade, a visão tradicional agressor X vítima perde força. "Não podemos apenas culpar pessoas e deixar de analisar o ambiente. Muitas vezes muda o gestor e o assédio persiste. Devemos buscar uma mudança de posicionamento institucional, pois há uma dinâmica sócioestrutural envolvida". Sob este enfoque, passa-se a observar como a organização influencia a ocorrência ou não de assédio no ambiente de trabalho.
 
A professora participou da elaboração da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual do TRT-PR e elogiou a iniciativa. "A instituição pode não saber de tudo, mas está disposta a tratar do assunto. A política não deve passar apenas pela presidente e seus diretores, mas por todos. É uma construção conjunta", afirmou.
 
Interior
O Programa Trabalho Seguro Regional, em sintonia com o tema, levará a palestra da professora Lis para unidades do interior do Estado e outros eventos, a fim de dar sedimentar a cultura de prevenção e combate ao assédio moral e sexual no TRT-PR. Mais informações em breve.

Assessoria de Comunicação do TRT-PR

(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br

Last modified: Wednesday, 5 September 2018, 10:27 AM