Começa a 8ª Semana Institucional da Magistratura do TRT do Paraná 

<<Voltar
Magistrados do TRT-PR

Acesse a Galeria de fotos.

Teve início na tarde de ontem (10) a 8ª edição da Semana Institucional da Magistratura do TRT do Paraná. O evento, que acontece na sede do Regional paranaense, em Curitiba, vai até a próxima quinta-feira (13) e tem como objetivo reunir magistrados da área trabalhista de todo o Paraná para debates relacionados a diversas áreas de interesse para a sociedade e para o Poder Judiciário. O encontro anual também favorece a integração e a aproximação das duas instâncias do Tribunal.

A programação do evento inclui conferências, discussões em comissões temáticas, apresentações culturais, entre outras atividades. As matérias que serão discutidas este ano contemplam uma série de modificações trazidas pela Lei n.º 13.467/2017 (Reforma Trabalhista), como: reflexos das alterações processuais e audiência, direito intertemporal e remuneração, negociado e legislado, honorários de sucumbência e justiça gratuita, jornada de trabalho.

"A semana institucional de 2018 foi formatada com o propósito de abordar de forma mais particularizada temas relevantes introduzidos no meio jurídico trabalhista por força da lei 13467/2017. (...) A feliz escolha de temas e conferencistas denota o apreço que a 9ª Região tem por esta tarefa de colaborar constantemente com o processo de ampliação do conhecimento", declarou a desembargadora presidente do TRT do Paraná, Marlene T. F. Suguimatsu, na abertura da Semana.

Na oportunidade, a presidente do Tribunal parabenizou a Escola Judicial (EJ), responsável pela organização do evento, pela escolha do tema central - Reforma Trabalhista -, ressaltando que a lei 13467/2017 "promoveu a mais ampla e mais profunda alteração na legislação e no direito do trabalho desde a criação da CLT, em 1943".

Desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu
Presidente do TRT-PR, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu
Desembargador Cássio Colombo Filho
Diretor da Escola Judicial, desembargador Cássio Colombo Filho

"Unindo conhecimentos é que atingiremos os objetivos da nossa 8ª Semana Institucional da Magistratura. (...) Para isso, trabalharemos com metodologias ativas de conhecimento, diferenciadas, planejadas minuciosamente", ressaltou o diretor da EJ, desembargador Cássio Colombo Filho, que falou aos participantes sobre detalhes da programação do evento.

Também compondo a mesa de honra, a presidente da Amatra IX, Camila Gabriela Greber Caldas, destacou a importância de momentos de reflexão como os proporcionados pela Semana Institucional e defendeu a valorização da carreira da magistratura.

Ao longo da solenidade, os magistrados puderam conferir ainda apresentações do Coral Curumim, que cantou Hino Nacional Brasileiro, e da Orquestra Sinfônica do Paraná, que ofereceu um repertório bastante eclético, cuja execução foi aplaudida de pé.

Coral Curumim
Hino Nacional Brasileiro foi executado pelo Coral Curumim
Prof. Miguel Poiares Maduro
Prof. Miguel Poiares Maduro proferiu a conferência magna que abriu o evento

Em seguida, iniciando as atividades programadas para o encontro, o professor Miguel Poiares Maduro, especialista em Direito Constitucional e em Direito da União Europeia, foi convidado a ministrar a conferência magna "Diálogo das Cortes e Defesa dos Direitos Fundamentais no Constitucionalismo Multinível".

As atividades continuam nesta terça-feira (11), a partir das 9h, quando os magistrados poderão acompanhar a conferência "Segurança Jurídica e as Inovações no Sistema Recursal no TST", proferida pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Breno Medeiros.

Para acessar a programação completa da Semana Institucional da Magistratura, clique AQUI.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR

(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br

Last modified: Tuesday, 11 September 2018, 7:24 PM