Mindfulness será tema de palestra (22 de maio) e de curso no TRT do Paraná

<<Voltar
Palestra Introdutória Mindfulness

Será realizada, no dia 22 de maio, das 17h às 18h30min, "Palestra Introdutória Mindfulness", com o psicólogo Edson Luiz Charneski, no Auditório da Escola Judicial (EJ) do Tribunal do Trabalho do Paraná, na Avenida Vicente Machado, 147 (sobreloja), em Curitiba.

As inscrições para a palestra estarão disponíveis na intranet do TRT-PR, das 12h do dia 6 de maio (segunda-feira) até as 23h55min do dia 20 de maio. A carga horária é de 1h30min, preenchidas as exigências legais. Serão disponibilizadas 40 vagas para magistrados e 40 para servidores, sem previsão de pagamento de diária e deslocamento.

A palestra será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do TRT9. Aqueles que assistirem ao evento por transmissão on-line poderão ter as respectivas horas validadas, para fins de formação, com a resposta aos questionamentos avaliativos que ficarão disponíveis no ambiente virtual da Escola Judicial (moodle) posteriormente.  Não é necessária a inscrição pela intranet para assistir à aula no YouTube.

De acordo com o desembargador Cassio Colombo Filho, diretor da Escola Judicial, o tema mindfulness integra uma das frentes da capacitação de magistrados e servidores do TRT do Paraná. "O objetivo da atual direção da EJ é atuar em três eixos: o primeiro é técnico-científico, com temáticas atuais debatendo as Reformas Trabalhista e Previdenciária; o segundo é informação e tecnologia, abordando a alfabetização digital; e o terceiro eixo, voltado para a saúde e bem-estar dos magistrados e servidores. Um dos meios para colocar em prática esse último eixo é mindfulness, grande tendência no mundo atual, tendo por objetivo geral elevar a habilidade em atenção plena no momento presente, estimulando a aceitação de si e do outro e promovendo o bem-estar físico, emocional e psíquico. Nos Estados Unidos, por exemplo, pratica-se mindfulness inclusive nas Forças Armadas", ressaltou.

O PROGRAMA

Além da palestra, a Escola Judicial promoverá programa com aulas práticas de mindfulness. O curso terá início em 29 de maio, com oito módulos de 2 horas cada, das 17h30min às 19h30min, e mais um módulo de imersão de 3h30min em 5 de julho (sexta-feira), das 8h30min às 12h. As inscrições serão abertas, na intranet, às 12h de 23 de maio, e encerradas às 23h55min do dia 28 de maio deste ano.

Programa Mindfulness

As aulas acontecerão na Sala de Capacitação I da Escola Judicial - na Avenida Vicente Machado, 147 (sobreloja), em Curitiba. Serão disponibilizadas 14 vagas para magistrados e 6 para servidores, sem previsão de pagamento de diária e deslocamento.

Está prevista, ainda, a realização do curso em pelo menos um polo no interior, no segundo semestre deste ano. Segundo o diretor da Escola Judicial, "a ideia é ter replicadores de mindfulness em toda a 9ª Região".

MINDFULNESS

O termo mindfulness pode ser traduzido como atenção plena, sendo utilizado para aumentar o bem-estar físico e emocional. Mindfulness é definido como um processo em que trazemos intencionalmente a nossa atenção para o momento presente com uma atitude interna de não julgamento, uma percepção não julgadora (ou compassiva), no momento presente, do que está acontecendo dentro de nós e ao nosso redor.

Segundo o instrutor Edson Luiz Charneski, "muitas vezes vivemos a nossa vida concentrados em outras coisas, não no que esta acontecendo no momento – nos preocupando com o futuro, ruminando sobre o passado, pensando no que virá a seguir e não no que esta bem diante de nós. É bom fazer uma série de coisas sem prestar atenção nelas. Podemos caminhar sem pensar sobre o caminhar, o que permite que conversemos com a pessoa que está caminhando conosco sem ter de pensar 'agora eu preciso levantar este pé'. No entanto esta capacidade de fazer as coisas automaticamente, sem percebê-las, também nos faz perder o contato com o que está bem diante de nós. Podemos criar hábitos (tais como evitar decisões e conflitos) que nem percebemos que talvez não estejam de acordo com nossos maiores objetivos", explicou.

O PALESTRANTE

Edson Luiz Charneski é psicólogo com especialização em psicologia analítica e instrutor de mindfulness. Formação como instrutor de yoga e meditação, certificado ISMA - International Stress Management, certificação como instrutor Mindfulness pela UNIFESP, Instrutor de Mindfulness Sênior (MTI), certificação como Formador de Instrutores Mindfulness (MTI), membro fundador da rede aberta de Mindfulness - ABRAMIND. Interessado pelas práticas contemplativas, tendo experiências com a cultura oriental na Índia, Nepal e Butão. Atualmente coordena em Curitiba o centro MINDFUL de saúde integrativa. Além de prestar atendimento em psicoterapia, facilita programas regulares e de formação em Mindfulness.

SERVIÇO:

Palestra: 22/05 às 17h - Auditório da EJ, na Av. Vicente Machado, 147 - sobreloja, Curitiba
Curso: 29/05; 05, 10, 19 e 26/06; 03, 10 e 24/07 às 17h30min e; 05/07 às 8h30min
Local: Sala de Capacitação I da EJ - na Av. Vicente Machado, 147- sobreloja, Curitiba.
https://www.mindful.com.br/


Notícia publicada em 03/05/2019
Escola Judicial do TRT-PR
Publicado pela Assessoria de Comunicação

Last modified: Friday, 3 May 2019, 11:25 AM