Começa o mutirão nacional de conciliação no TRT-PR

<<Voltar
Autoridades e participantes do evento
Solenidade abriu oficialmente a Semana Nacional de Conciliação no Regional paranaense

Começou hoje (27) a 5ª Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A campanha, que é anual, se propõe a divulgar os benefícios da conciliação e estimular a participação ativa das partes na solução de seus processos.

No TRT do Paraná, cerca de 750 audiências de conciliação estão agendadas para os cinco dias de mobilização. O mutirão foi aberto oficialmente nesta segunda-feira, em solenidade realizada na sede administrativa do Tribunal, em Curitiba.

"A conciliação deixa de ser mera resolução alternativa e se torna uma das principais medidas pacificadoras do ambiente jurisdicional. (...) Com certeza teremos um resultado extremamente positivo, com lides conciliadas, conflitos resolvidos e um incremento muito grande em nossa economia de mercado", declarou a vice-presidente do TRT do Paraná, desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos.

Ainda na abertura da campanha, a vice-presidente do Tribunal anunciou o lançamento do Selo Semeador da Conciliação. O prêmio será concedido pelo TRT do Paraná às empresas que estiverem inscritas no programa e alcançarem índices significativos de acordos formalizados durante a campanha. Saiba mais

O diretor da Escola Judicial, desembargador Cassio Colombo Filho, também destacou a relevância do mutirão, afirmando, na oportunidade, que a conciliação (...) é sempre o modo mais adequado para a solução dos conflitos.

O advogado e a conciliação

Juiz Fernando Hoffmann

Logo após a abertura da campanha, magistrados, servidores e advogados puderam assistir à palestra "A participação do advogado na conciliação: Novos desafios e horizontes", ministrada pelo juiz titular da Vara do Trabalho de Castro, Fernando Hoffmann.

Em sua explanação, o palestrante apresentou conceitos relacionados à mediação, citou benefícios da solução negociada e ressaltou a importância da atuação dos advogados na resolução consensual de conflitos.

O magistrado também expôs os desafios enfrentados pelos profissionais que se dedicam à conciliação e ressaltou a necessidade de capacitação específica para a realização de um trabalho eficiente na área.

Depois de trazer experiências positivas de outros países que investem na mediação, o palestrante falou sobre a conciliação no Brasil, frisando que o país já é um dos grandes nomes na arbitragem internacional.

Na conclusão da palestra, o convidado elogiou os altos índices de processos finalizados por acordo no TRT do Paraná. "O resultado que a Justiça do Trabalho alcança no Brasil é muito bom. O TRT9 é líder em número de acordos: 50,4% dos casos do TRT paranaense são conciliados. Isso é um dado pra comemorar, é uma taxa de alta performance", afirmou.


Veja mais imagens da solenidade AQUI.



Assessoria de Comunicação do TRT-PR

(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

Last modified: Tuesday, 28 May 2019, 1:52 PM