Curso no TRT-PR capacita advogados e servidores na ferramenta PJe-Calc

<<Voltar
Foto participantes durante o evento
Advogados e servidores participam do curso

Advogados e servidores participam, nesta quarta-feira (19), na sede administrativa do TRT do Paraná, do curso básico de PJe-Calc. O treinamento, com sete horas de duração, acontece no laboratório de informática da Escola Judicial (EJ), em Curitiba.

O objetivo é capacitar todos aqueles que, direta ou indiretamente, atuam na elaboração de cálculos trabalhistas. A participação dos advogados decorre de parceria feita entre a Escola Judicial e a Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB do Paraná.

O PJe-Calc é um módulo de cálculo integrado ao sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), criado com a finalidade de auxiliar juízes, servidores , advogados, peritos e partes na elaboração e atualização de cálculos utilizados em processos de competência da Justiça do Trabalho.

De acordo com os termos da resolução nº 241/2019 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a partir de 1º de janeiro de 2020 quaisquer cálculos deverão ser obrigatoriamente juntados aos processos por meio do PJe-Calc, sendo vedado o uso de documentos em PDF ou HTML para essa finalidade.

Foto José Roberto Martins, instrutor do curso
Uso do PJe-Calc será obrigatório
a partir de 2020

Um projeto do Tribunal prevê a intensificação dos treinamentos de servidores a partir de agosto, em cursos presenciais e práticos. Essas capacitações devem ser realizadas por polos regionais (Ponta Grossa; Maringá e Londrina; Curitiba e Região Metropolitana; e Cascavel), a fim de facilitar a participação dos interessados.

Segundo o monitor do curso, José Roberto Martins, servidor lotado na Coordenadoria Econômica e Orientação em Cálculo Judicial do TRT-PR, a implantação do sistema deve ser concluída em todo o Paraná até o final de outubro, quando o PJe-Calc passará a ser considerado o sistema oficial de Cálculos de Liquidação e atualização do TRT do Paraná.



Assessoria de Comunicação do TRT-PR

(41) 3301-7313
ascom@trt9.jus.br 




Última atualização: segunda-feira, 24 jun. 2019, 18:13