Boletim Informativo Especial nº 3
9ª Semana Institucional da Magistratura
<<Voltar
Cabeçalho com logo da 9ª Semana Institucional

A programação da Semana já está disponível no Hotsite


A programação da 9ª Semana Institucional da Magistratura do Trabalho, sobre o tema "Revolução 4.0: Direito, Inovação e Tecnologia", já está disponível no hotsite do evento, acessando o link www.trt9.jus.br/9semanainstitucional.

Organizado pela Escola Judicial, o objetivo do evento é reunir magistrados de primeiro e segundo graus, buscando a capacitação, o aprimoramento e a construção conjunta de conhecimentos. As inscrições, também realizadas por meio do hotsite, encerram-se nesta quarta-feira (dia 4 de setembro).

Constam da programação conferências, painéis, comissões temáticas e apresentações culturais.

No dia 9 de setembro, na abertura do evento, apresentação musical do Coro SERPRATI, da cidade de Toledo, seguida da conferência magna "Ética e tecnologia", ministrada pela professora Ana de Oliveira Frazão, da Universidade de Brasília. Também consta do programa do primeiro dia, o espaço da Corregedoria Regional, oportunidade em que o corregedor, desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos, faz uma breve explanação sobre o órgão e divulgará dados estatísticos.

COMISSÕES TEMÁTICAS
A 9ª Semana conta, ainda, com trabalhos desenvolvidos pelas Comissões Temáticas com debates divididos em cinco macrotemas: "Inteligência artificial e decisões automatizadas", "Sociedade da informação", "Novas tecnologias", "Mundo do trabalho: obsoleto x emergente" e "Ética e tecnologia".

Para essa atividade, os participantes foram separados em grupos com finalidade apenas operacional, possibilitando a todos igual conhecimento das temáticas enfocadas e propiciando, assim, debate de temas previamente selecionados. As atividades das Comissões Temáticas desenvolvem-se na manhã e tarde dos dias 10 e 11 e na manhã do dia 12 de setembro.

CONFERÊNCIAS E PAINÉIS
Na manhã do segundo dia do evento, o professor da Universidade Federal Fluminense Cássio Casagrande e o advogado André Gonçalves Zipperer participam do painel de debates "Mundo do trabalho: obsoleto x emergente". No período da tarde, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Alexandre Morais da Rosa ministra a conferência "Teoria dos jogos e Revolução 4.0". Também integram a programação do dia as palestras "Segurança de dados" e "Medicina e tecnologia".

Fotos dos conferencistas do evento
Conferencistas da 9ª Semana Institucional da Magistratura do Trabalho

O terceiro dia da Semana tem início com o espaço da Presidência e Direção-Geral do TRT do Paraná, conduzido pela presidente do Tribunal, desembargadora Marlene Fuverki Suguimatsu. À tarde, os professores Nuria López Cabaleiro Suárez, Willis Santiago Guerra Filho (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e Juarez Freitas (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) são debatedores no painel "Inteligência artificial e decisões automatizadas".

O painel "Novas tecnologias", com Rhodrigo Deda Gomes (presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB - Seção Paraná) e Henrique Flores (sócio da startup Contraktor), integra a programação do quarto dia do evento.

A conferência de encerramento versa sobre "Sociedade da Informação" ministrada pelo professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Tercio Sampaio Ferraz Junior. A seguir, atividade cultural, com a apresentação do Grupo Teatral "Os Comediantes". E ao final do dia, plenária e espaço da Escola Judicial, momento da divulgação do balanço da 9ª Semana Institucional.

Escola Judicial do TRT-PR


Última atualização: quarta-feira, 4 set. 2019, 12:43