Começa a 9ª Semana Institucional da Magistratura no TRT do Paraná

<<Voltar
Foto: Mesa de abertura do evento
A presidente do TRT-PR, Marlene T. F. Suguimatsu,
abriu o evento, realizado em Curitiba

Uma combinação de momentos de reflexão, música, debate e confraternização marcaram o primeiro dia da 9ª Semana Institucional da Magistratura do TRT-PR, que teve início na segunda-feira (09), na sede do Regional paranaense, em Curitiba.

Na abertura do evento, que reuniu magistrados de todo o Paraná, a desembargadora presidente do Tribunal, Marlene T. F. Suguimatsu, prestou homenagens ao TRT do Paraná, fazendo alusão ao aniversário de instalação do Regional, comemorado no mês de setembro.

"Em 43 anos, muito se modificou. (...) O mês de setembro de 1976 deixou como legado ao Tribunal da 9ª Região a oportunidade de, em todos os anos que se seguiram, lembrar de como surgimos, de como percorremos este trajeto, de como hoje nos encontramos e de como pretendemos prosseguir", declarou a magistrada.

Programação
Ainda na abertura, a presidente do TRT-PR destacou a relevância da Semana Institucional da Magistratura e observou que os temas escolhidos para as atividades programadas, assim como os conferencistas convidados para o evento, confirmam a constante preocupação da Instituição com o refinamento teórico e com as práticas judiciais equilibradas que constroem a imagem do Tribunal.

O diretor da Escola Judicial, desembargador Cassio Colombo Filho, deu as boas vindas aos participantes apresentando o tema central do evento - Revolução 4.0 - e explicando a dinâmica da Semana.

Foto: Desembargador Sergio Murilo Rodrigues Lemos
O trabalho desenvolvido pela Corregedoria
foi apresentado pelo desembargador
Sergio Murilo Rodrigues Lemos

Nesta edição, o conteúdo proposto foi dividido em cinco macrotemas: "Inteligência artificial e decisões automatizadas", "Sociedade da Informação", "Novas Tecnologias", "Mundo do Trabalho: Obsoleto x Emergente" e "Ética e Tecnologia". Os tópicos serão abordados em painéis de debate, conferências e comissões temáticas.

Espaço da Corregedoria
O primeiro espaço de exposição do dia foi destinado à Corregedoria da 9ª Região. Em uma breve exposição, o corregedor regional, desembargador Sergio Murilo Rodrigues Lemos, descreveu o trabalho realizado pela equipe durante sua gestão e destacou os bons resultados alcançados no período.

Além de agradecer em especial aos componentes de sua equipe, o corregedor expressou sua gratidão aos juízes de 1º Grau, "pela contribuição dada cotidianamente para o desenvolvimento deste trabalho".

Conferência
A conferência inicial da Semana ficou a cargo da professora de Direito Civil Ana de Oliveira Frazão, que palestrou sobre o tema "Ética e Tecnologia". Para a especialista, a questão fundamental que envolve o tema é saber se é possível e desejável que a tecnologia se converta, ela própria, no principal regulador de comportamentos humanos.

Em sua exposição, a docente alertou os participantes de que discussões sobre tecnologia não podem ser meramente técnicas, exigindo também uma reflexão sobre poder.

Foto: Magistrados durante o evento
Encontro reúne, anualmente, magistrados
de todo o estado do Paraná

"A tecnologia pode ser um importante instrumento de dominação, ainda mais quando a escolha é feita por agentes empresariais sem transparência e sem qualquer filtro democrático. Saber quem decide, como decide, quais os interesses buscados e quem é o responsável pelas consequências de tais decisões é fundamental caso queiramos manter nossos direitos e nossas democracias", frisou.

Música e confraternização
No fechamento das atividades do dia, os participantes puderam assistir ao número musical executado pelo Coro Serprati. O grupo é formado por colaboradores de uma indústria farmacêutica do município de Toledo.

Ao final do espetáculo, todos foram convidados para um coquetel de confraternização.

Veja mais imagens do evento no Flickr do TRT-PR ou clicando AQUI.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Gilberto Bonk
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: terça-feira, 3 mar. 2020, 14:41