Terceiro dia de Semana Institucional trouxe reflexões sobre tecnologia e inteligência artificial

<<Voltar
Foto: Magistrados durante o evento
Magistrados de todo o Paraná participam
do penúltimo dia de atividades

No terceiro dia da 9ª Semana Institucional da Magistratura (11), que está sendo realizada na sede do TRT-PR, em Curitiba, o painel de debates e as comissões temáticas se dividiram entre os temas "Novas tecnologias", "Inteligência artificial" e "Mundo do trabalho".

Ainda como parte da programação, um espaço foi destinado à Administração do Tribunal, que, na oportunidade, tratou dos principais desafios que a Instituição deve enfrentar nos próximos anos.

Espaço Presidência/Direção geral
A desembargadora presidente do Tribunal, Marlene T. F. Suguimatsu, que não pôde comparecer ao evento em razão de compromisso institucional em Brasília, abriu os trabalhos do dia por meio de mensagem de vídeo. Na ocasião, a magistrada introduziu as exposições que viriam em seguida chamando a atenção para a relevância dos temas que seriam tratados: realidade orçamentária, distribuição da força de trabalho e preservação da saúde física e mental.

Foto: Psiquiatra Marco Antônio Bessa
Marco Bessa: Inteligência emocional é
habilidade que pode ser desenvolvida

Sob a coordenação do desembargador Arion Mazurkevic, presidente do Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas, três servidores do Regional paranaense expuseram a matérias propostas, trazendo os principais aspectos do atual cenário, traçando previsões e apresentando medidas que estão sendo tomadas.

Os relatos foram seguidos de palestra do psiquiatra Marco Antônio Bessa, que tratou de inteligência emocional. A escolha do tema teve como objetivo oferecer subsídios que pudessem contribuir para o enfrentamento da realidade que se apresentou nas exposições anteriores.

"Estamos todos sofrendo uma pressão enorme no dia a dia. A capacidade de permanecer flexível, de se comportar de modo positivo, eficaz e, principalmente, adequado em cada situação significa ter inteligência emocional", explicou o palestrante, observando que a habilidade pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.

Ao final da palestra, as atividades da manhã prosseguiram na Comissão Temática "Novas tecnologias".

Foto: Painelistas do debate "Inteligência artificial e decisões automatizadas"
Em debate no painel: "Inteligência artificial
e decisões automatizadas"

Painel
Na parte da tarde, os trabalhos começaram com o painel "Inteligência artificial e decisões automatizadas". O conteúdo foi amplamente debatido entre os professores Willis Santiago Guerra Filho e Juarez Freitas, com mediação da pesquisadora Nuria López Cabaleiro Suárez.

Antes de passar a palavra aos painelistas convidados, a mediadora apresentou a matéria em pauta com uma breve exposição. De acordo com a pesquisadora, para a utilização de uma inteligência artificial confiável, o desenvolvimento de novas tecnologias precisa estar sempre orientado pela ética, centrado no ser humano.

Veja mais imagens do evento no Flickr do TRT-PR ou clicando AQUI.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Pedro Macambira e Alexandre Gonçalves
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: terça-feira, 3 mar. 2020, 14:41