Confira a programação da Escola Judicial para a segunda quinzena de setembro

<<Voltar

A Escola Judicial do TRT-PR divulgou a relação de eventos para a segunda quinzena de setembro. Estão programados três eventos, que dão continuidade ao programa pedagógico que concilia temas técnico-jurídicos com questões mais amplas, com o propósito de solucionar conflitos por meio da conciliação e da promoção da paz social.

Reflexões sobre o mundo durante e pós pandemia

Destaca-se a palestra com o físico teórico Marcelo Gleiser, que acontece dia 25 de setembro às 10h, intitulada “Reflexões Sobre o Mundo Durante e Pós-Pandemia. Não há necessidade de inscrição prévia. Para participar basta acessar o ambiente virtual na seção Cursos EaD da Escola Judicial.

Para entender o que um cosmólogo nascido no Rio de Janeiro e formado pelo King’s Gollege da Universidade de Londres tem a dizer sobre o assunto, basta saber o seu objeto de estudo. Gleiser pesquisa sobre a formação das estruturas complexas, buscando compreender o que chama de “três origens”: o universo, a matéria e a vida.

Sua compreensão de que “a ciência, filosofia e espiritualidade humana de são expressões complementares da necessidade humana de abraçar o mistério e o desconhecido” rendeu a ele o Prêmio da Fundação Templeton de 2019. Entre outros condecorados estão pessoas como Madre Teresa (1973), Dalai Lama (2012) e o arcebispo Desmond Tutu (2013).

Período de realização: 18/09, das 14h às 16h.

Carga Horária: 2 horas.

Palestra “Fundamentos do Harvard Negotiation Project aplicados à mediação, à conciliação e à resolução construtiva de disputas"

No dia 18 de setembro de 2020, das 14h às 16h, a EJ transmite a palestra “Conceitos, Ferramentas e Técnicas de Negociação”, baseada no projeto de negociação de Harvard. O conteúdo será ministrado por Marcelo Girade Corrêa, formado em negociação no Brasil e pela CMI Interser, empresa criada pelos fundadores do Método Harvard de Negociação.

O evento objetiva demonstrar as vantagens e a importância em desenvolver a competência individual e institucional em métodos consensuais efetivos de resolução de disputas com ênfase em negociação. Não há necessidade de inscrição prévia. A transmissão do evento será realizada no canal da Escola Judicial no YouTube.

Período de realização: 18/09, das 14h às 16h.

Carga Horária: 2 horas.

Curso Estratégias para a redução da taxa de congestionamento das unidades judiciais

O curso “Estratégias para Redução da Taxa de Congestionamento das Unidades Judiciais” tem como objetivo a capacitação nas principais técnicas para redução do acervo processual. Voltado para os juízes, diretores de secretaria e assistentes de diretores, a formação será realizada na modalidade a distância e autoinstrucional, devendo ser cumprido entre os dias 21 de setembro e 12 de outubro.

Apresentado pelo juiz Lourival Barão Marques Filho, o curso tem perfil prático, indicando as medidas processuais e as rotinas de Secretaria que impactam diretamente a taxa de congestionamento das unidades. Serão apresentadas evidências empiricamente testadas em três momentos processuais: fase de conhecimento; fase de liquidação e fase de execução.

Período de realização: 21/09 a 13/10.

Carga Horária: 16 horas.

Vagas: 100 (magistrados) e 200 (servidores).

Inscreva-se AQUI (magistrados) ou AQUI (servidores)

Inscrições na intranet até as 17h de 17/09

Texto: Pedro Macambira
Assessoria de Comunicação do TRT-PR

Com informações: Escola Judicial do TRT-PR
(41) 3310-7313

ascom@trt9.jus.br

Last modified: Thursday, 17 September 2020, 3:36 PM