Físico e escritor Marcelo Gleiser ministra palestra nesta sexta (25)

<<Voltar

“Reflexões Sobre o Mundo Durante e Pós-Pandemia” é o nome da palestra a ser ministrada pelo físico teórico Marcelo Gleiser nesta sexta-feira (25), a partir das 10h. O evento telepresencial será transmitido pela Escola Judicial por meio de seu canal no Youtube. Não há necessidade de inscrição prévia. Para participar basta acessar o ambiente virtual na seção Cursos EaD da Escola Judicial.

Reflexões sobre o mundo durante e pós pandemia

Para entender o que um cosmólogo nascido no Rio de Janeiro e formado pelo King’s Gollege da Universidade de Londres tem a dizer sobre o assunto “pandemia”, basta saber o seu objeto de estudo. Gleiser pesquisa sobre a formação das estruturas complexas, buscando compreender o que chama de “três origens”: o universo, a matéria e a vida.

Sua compreensão de que “a ciência, filosofia e espiritualidade humana são expressões complementares da necessidade humana de abraçar o mistério e o desconhecido” rendeu a ele o Prêmio da Fundação Templeton de 2019. O prêmio é uma das principais condecorações concedidas por instituições particulares em todo o mundo.

Segundo o site da fundação, prestigia-se “quem fez uma contribuição excepcional para a afirmação da dimensão espiritual da vida, seja através de uma introspecção, descoberta ou trabalhos práticos”. Entre outros condecorados estão pessoas como Madre Teresa (1973), Dalai Lama (2012) e o arcebispo Desmond Tutu (2013).

Marcelo Gleiser
Graduou-se em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em 1986 obteve seu doutorado na Inglaterra. Desde 1991 é professor e pesquisador na Darthmouth College, nos Estados Unidos, onde fundou e dirige o Instituto de Engajamento Interdisciplinar. Escritor de diversas obras, ele venceu por duas vezes o Prêmio Jabuti. Em 1998 pelo livro “A Dança do Universo” e em 2002 por “O Fim do Céu e da Terra”.

“Reflexões Sobre o Mundo Durante e Pós-Pandemia”
Período de realização: 25/09, às 10h.
Carga Horária: 1 hora.

Texto: Pedro Macambira
Assessoria de Comunicação do TRT-PR

Com informações: Escola Judicial do TRT-PR
(41) 3310-7313

ascom@trt9.jus.br

Última atualização: quinta-feira, 24 set. 2020, 12:28