19/9 a 24/11
Data: 19/9 a 24/11
Público/vagas: magistradas(os) [60 vagas] e servidoras(es) [50 vagas]
Modalidade: EaD autoinstrucional, no ambiente virtual de aprendizagem da instituição de ensino contratada “Árténa Saber On-Line”, com dois encontros síncronos nos dias 19/09 e 7/11, sempre das 10h às 12h.
Carga horária: 20h
Inscrições: pelo sistema SISEJud das 10h do dia 15 de setembro até às 23h55 de 17 de setembro. Clique aqui para se inscrever.
Informações adicionais:
O curso busca enfrentar os desafios da transformação digital, garantindo o uso responsável da inteligência artificial em conformidade com a Resolução CNJ nº 615/2025, mitigando riscos de vieses, alucinações e falhas de segurança, além de promover a cultura de inovação e eficiência no serviço público.
Instrutores: Ana Carla Bliacheriene (Professora da Universidade de São Paulo USP-EACH. Livre-Docente em Direito Financeiro – Faculdade de Direito da USP. Mestre e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Advogada e pesquisadora em inovação, transformação digital, LGPD e IA Generativa Ativa. Coordenadora do grupo USP SmartCitiesBr) e Luciano Vieira de Araújo (Professor da Universidade de São Paulo USP-EACH. Assessor - Superintendência de TI – USP. Mestre em Ciência da Computação e Doutor em Bioinformática pela USP).
Conteúdo programático:
I. Introdução à IA Generativa: histórico, evolução e especificidades da IA Generativa Ativa.
II. Aplicações da IA Generativa no Poder Judiciário: automação, análise documental e suporte à decisão.
III. Desafios e Oportunidades da Transformação Digital: integração tecnológica e Resolução CNJ nº 615/2025.
IV. Questões Éticas e Legais: privacidade de dados, mitigação de vieses e riscos.
V. Cultura de Inovação: papel dos magistrados e capacitação contínua.
VI. Impactos Sociais e Futuros da Justiça com IA Generativa.
VII. Oficinas Práticas: estudos de caso com uso de LLMs em atividades judiciais.