Data: 26/9 a 3/10

Público/vagas: servidoras(es) [50 vagas]

Modalidade: EaD (com encontro síncrono por meio da plataforma Zoom no dia 3/10, das 10h às 12h e das 14h às 16h).

Carga horária: 10h

Inscrições: pelo sistema SisEJud das 12h de 15 de setembro até às 17h de 25 de setembroClique aqui para se inscrever.

Critérios de avaliação e aproveitamento: Para o aprovação no curso, será obrigatória a participação no encontro síncrono, no qual ocorrerá atividade prática, e aproveitamento nas avaliações de aprendizagem consistentes em questões objetivas. As avaliações ficarão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Judicial, devendo o preenchimento ocorrer impreterivelmente até o último dia do período de realização do curso (3/10).

Informações adicionais:

A ação de capacitação tem como objetivos ampliar a compreensão a respeito do fenômeno midiático contemporâneo, desenvolver estratégias de comunicação, prever e prevenir crises e mal-estar organizacional gerados por ruído ou erro comunicacional.

Instrutor: Gladimir do Nascimento (Jornalista profissional. Graduado em Comunicação Social / Jornalismo. Possui 37 anos de experiência profissional com trabalho em jornais, revistas e emissoras de rádio e TV. Atuou como repórter, produtor, editor, apresentador, chefe de reportagem e diretor de jornalismo em veículos como Rádio Independência, Rádio CBN, Rádio Band News, TV Paranaense, TV Curitiba, TV Paraná, TV Iguaçu, Band TV, O Estado do Paraná, Jornal do Estado, Jornal Indústria & Comércio e Revista Exame. Assessor de Comunicação do TRT-PR entre 2009 e 2012 e entre 2021 e 2023. Secretário Municipal de Comunicação de Curitiba no biênio 2013-2014).

Conteúdo programático:

I – Introdução à ciência da Comunicação e linguagem
- O que é comunicação.
- Complexidade do fenômeno da comunicação.
- Teorias de comunicação e teorias na comunicação.
- Comunicação, tecnologia e poder.
- Adequação de linguagem

II – Código de conduta em comunicação – Adequação da comunicação de agentes públicos às diretrizes institucionais
- Diretrizes de comunicação da Justiça do Trabalho.
- Comunicação no TRT-PR.

III – Reputação e crises de comunicação
- Comunicação como ferramenta de gestão.
- Gestão de crise

IV – Cultura comunicacional da Justiça do Trabalho e sua verificação no cotidiano da unidade.
- Prevenção de ruídos comunicacionais

 

Última atualização: sexta-feira, 12 set. 2025, 19:19