Magistrados visitam instalações do Sesi e do Senai

Os magistrados da Justiça do Trabalho do Paraná, que participam da III Semana Institucional, fizeram uma pausa nos debates de plenário (18/09) para visitar as instalações do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ligados ao Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), na Cidade Industrial, em Curitiba.

Acompanhe a matéria publicada no site da Fiep aqui.

      

Divididos em grupos, os magistrados visitaram os laboratórios de metalmecânica, eletroeletrônica, alimentos e bioprocessos, e exposições sobre meio ambiente, segurança e saúde. Os visitantes também puderam conhecer as unidades móveis do Sesi na área de saúde, odontologia e usinagem, que oferecem serviços e treinamentos, em seus deslocamentos pelo interior do PR.

Para o juiz Paulo Conti, coordenador da Escola Judicial, “é importante que os magistrados interajam com a sociedade e com os agentes do mundo do trabalho para poder prestar tutela jurisdicional conectada a realidade social”.

Durante a visita alguns números foram apresentados: o sistema Fiep representa: 1/3 do PIB industrial do PR, 108 sindicatos profissionais, 20 setores produtivos e 860 mil empregos diretos. Em 2012, foram atendidas 575.588 pessoas no sistema Fiep. Na área de medicina e saúde do trabalho foram realizadas 205 mil consultas e 46 mil diagnósticos de saúde e estilo de vida. O Presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo, afirmou que a visita busca ”aproximar os representantes dos poderes constituídos do sistema Fiep. Assim podemos mostrar o treinamento que o Sesi proporciona, na área de segurança e saúde do trabalho para os operários da indústria.

Além disso, os magistrados podem conhecer os laboratórios e o sistema de educação que nossa organização fornece”. Para Ricardo Alves de Almeida, aluno do curso técnico de eletroeletrônica/aprendizagem industrial do Sesi, ”o curso proporciona a base para que você seja testado em níveis de conhecimento técnico bem mais elevados quando necessário”.


Texto: Ascom
Fotos: Luiz Munhoz / Escola Judicial

 

 

Última atualização: segunda-feira, 27 jan. 2014, 11:43