Programação

  • INTRODUÇÃO

    • Utilize este espaço para o compartilhamento de ideias, dúvidas, curiosidades e sugestões. Participe!

       

  • Nesta Unidade disponibilizamos dois vídeos com o Professor Doutor Mario Sergio Cortella.

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  • Nesta Unidade disponibilizamos um artigo que trata da reforma administratuva no serviço público brasileiro, iniciada com a elaboração do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado no ano de 1995.

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  • Nesta unidade disponibilizamos um artigo que trata sobre a Gestão de Pessoas por Competências.

    Disponibilizamos, também, a Resolução nº 92/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que dispõe sobre as diretrizes básicas para a implantação do modelo de Gestão de Pessoas por Competências no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.

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  • Nesta unidade disponibilizamos três materiais didáticos.

    O primeiro, um Artigo versando sobre as etapas da GPC.

    O segundo, um vídeo abordando a Avaliação de Competências com foco em resultados.

    O terceiro, um vídeo da palestra de sensibilização sobre a implantação de Gestão de Pessoas por Competências.

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  • Nesta unidade disponibilizamos os seguintes materiais didáticos:

    - Guia prático de Mapeamento de Competências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ);

    - Construção do Mapa de Atribuições por Produto;

    - Dados atualizados sobre o mapeamento no TRT9

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  • Nesta unidade disponibilizamos dois materiais didáticos.

    Um artigo sobre o desenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileira e um vídeo da palestra do Desembargador Ivan Sartori, presidente do TJSP.

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  • Muito se tem falado do processo de avaliação de desempenho, mas observa-se que os mecanismos posteriores ao processo não se encontram tão evidenciados como o inicial da avaliação propriamente dita, pouco se tem falado em relação à realização de práticas do feedback por parte dos gestores das organizações aos colaboradores envolvidos no processo de gestão de desempenho.

    Uma avaliação gera expectativa e ansiedade no avaliado. A devolutiva é o momento de apresentar os resultados ao avaliado e da utilização do “feedback para resultados”, discutindo questões específicas, de interesse da empresa e do colaborador para atingir as metas organizacionais e, porque não, as pessoais (LEME, 2007).

    Para tanto, o feedback exerce um papel de extrema importância na gestão de desempenho das organizações, capaz de garantir o desenvolvimento contínuo do colaborador na rotina operacional.

    Para Leme (2007) “feedback significa, apenas, INFORMAÇÃO”.

    O processo de avaliação de desempenho se encerra no momento em que o gestor evidencia ao colaborador informações sobre seu desempenho na organização, para que posterior sejam propostas melhorias do indivíduo, caso houver e/ou promover estratégias de treinamento e capacitação profissional objetivando assim a concretização da inserção do indivíduo nas práticas organizacionais.

    Assim DEVE ser o feedback entre os interlocutores. O gestor deve transmitir uma informação precisa e cabe ao colaborador que receber a informação compreender que esta tem por objetivo que ele atinja os objetivos organizacionais, interpretá-las e agir (LEME, 2007).

     

    Daniel de Souza Ferreira. A Importância do Feedback no processo de Avaliação de Desempenho realizado nas Organizações da Zona da Mata Mineira.

    Disponível em http://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigocientifico_3_0.pdf - Acesso em 9/06/2015. 

    Nesta unidade disponibilizamos, também, alguns vídeos que versam sobre Feedback

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  • No dia 18 de maio e 1º de junho de 2015, foram liberados para os gestores e servidores, respectivamente, os acessos aos relatórios individuais. De posse desses relatórios os gestores deverão executar o feedback junto aos avaliados, bem como elaborar os Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) até o dia 1º de julho de 2015.

    Ressalta-se que os PDIs consistem em processos de construção de planos de ações visando o aprimoramento das competências dos servidores.

    Estes planos devem indicar as ações necessárias para completar as lacunas de competências (GAPs) identificadas no ciclo de avaliação, fornecendo um mecanismo para o acompanhamento contínuo do desenvolvimento dos servidores.

    Nesta unidade disponibilizamos, também, um vídeo, de autoria da Leme, que trata sobre a elaboração do PDI e a apresentação final da Consultoria para a alta administração, em reunião ocorrida no dia 22 de maio de 2015.

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  • Prezados Gestores,

    Chegamos ao final da nossa capacitação.  A relevância atribuída a esse assunto deve-se à implantação da metodologia que está em andamento desde o final de 2013 no TRT9, em cumprimento ao constante na Resolução nº 92/2012, do CSJT.

    As ações propostas nesta capacitação procuraram fixar os conceitos fundamentais da GPC e da Avaliação de Desempenho por Competências.

    O principal objetivo deste Módulo foi ratificar o alinhamento do nosso projeto com os atuais teóricos em administração, ressaltando o alinhamento de nossa empreitada com as modernas técnicas de Gestão de Pessoas.

    A conclusão do curso está vinculada à participação do aluno em todas as atividades propostas, inclusive respondendo o questionário final.

    Lembramos que para ser aprovado o aluno deve ter uma média superior a 70% nas notas atribuídas às questões e às participações nos fóruns.

    Os gestores aprovados receberão a homologação das horas para o PDG 2013/2014.  

     

     


    PARA A CONCLUSÃO DESTE CURSO, ACESSE NO LINK ABAIXO A AVALIAÇÃO FINAL E RESPONDA AS QUESTÕES FORMULADAS.