Topic outline
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INTRODUÇÃO
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Utilize este espaço para o compartilhamento de ideias, dúvidas, curiosidades e sugestões. Participe!
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Nesta Unidade disponibilizamos dois vídeos com o Professor Doutor Mario Sergio Cortella.
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Nesta Unidade disponibilizamos um artigo que trata da reforma administratuva no serviço público brasileiro, iniciada com a elaboração do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado no ano de 1995.
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Nesta unidade disponibilizamos um artigo que trata sobre a Gestão de Pessoas por Competências.
Disponibilizamos, também, a Resolução nº 92/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que dispõe sobre as diretrizes básicas para a implantação do modelo de Gestão de Pessoas por Competências no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.
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Nesta unidade disponibilizamos três materiais didáticos.
O primeiro, um Artigo versando sobre as etapas da GPC.
O segundo, um vídeo abordando a Avaliação de Competências com foco em resultados.
O terceiro, um vídeo da palestra de sensibilização sobre a implantação de Gestão de Pessoas por Competências.
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Nesta unidade disponibilizamos os seguintes materiais didáticos:
- Guia prático de Mapeamento de Competências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ);
- Construção do Mapa de Atribuições por Produto;
- Dados atualizados sobre o mapeamento no TRT9
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Nesta unidade disponibilizamos dois materiais didáticos.
Um artigo sobre o desenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileira e um vídeo da palestra do Desembargador Ivan Sartori, presidente do TJSP.
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Muito se tem falado do processo de avaliação de desempenho, mas observa-se que os mecanismos posteriores ao processo não se encontram tão evidenciados como o inicial da avaliação propriamente dita, pouco se tem falado em relação à realização de práticas do feedback por parte dos gestores das organizações aos colaboradores envolvidos no processo de gestão de desempenho.
Uma avaliação gera expectativa e ansiedade no avaliado. A devolutiva é o momento de apresentar os resultados ao avaliado e da utilização do “feedback para resultados”, discutindo questões específicas, de interesse da empresa e do colaborador para atingir as metas organizacionais e, porque não, as pessoais (LEME, 2007).
Para tanto, o feedback exerce um papel de extrema importância na gestão de desempenho das organizações, capaz de garantir o desenvolvimento contínuo do colaborador na rotina operacional.
Para Leme (2007) “feedback significa, apenas, INFORMAÇÃO”.
O processo de avaliação de desempenho se encerra no momento em que o gestor evidencia ao colaborador informações sobre seu desempenho na organização, para que posterior sejam propostas melhorias do indivíduo, caso houver e/ou promover estratégias de treinamento e capacitação profissional objetivando assim a concretização da inserção do indivíduo nas práticas organizacionais.
Assim DEVE ser o feedback entre os interlocutores. O gestor deve transmitir uma informação precisa e cabe ao colaborador que receber a informação compreender que esta tem por objetivo que ele atinja os objetivos organizacionais, interpretá-las e agir (LEME, 2007).
Daniel de Souza Ferreira. A Importância do Feedback no processo de Avaliação de Desempenho realizado nas Organizações da Zona da Mata Mineira.
Disponível em http://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigocientifico_3_0.pdf - Acesso em 9/06/2015.
Nesta unidade disponibilizamos, também, alguns vídeos que versam sobre Feedback
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No dia 18 de maio e 1º de junho de 2015, foram liberados para os gestores e servidores, respectivamente, os acessos aos relatórios individuais. De posse desses relatórios os gestores deverão executar o feedback junto aos avaliados, bem como elaborar os Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) até o dia 1º de julho de 2015.
Ressalta-se que os PDIs consistem em processos de construção de planos de ações visando o aprimoramento das competências dos servidores.
Estes planos devem indicar as ações necessárias para completar as lacunas de competências (GAPs) identificadas no ciclo de avaliação, fornecendo um mecanismo para o acompanhamento contínuo do desenvolvimento dos servidores.
Nesta unidade disponibilizamos, também, um vídeo, de autoria da Leme, que trata sobre a elaboração do PDI e a apresentação final da Consultoria para a alta administração, em reunião ocorrida no dia 22 de maio de 2015.
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Prezados Gestores,
Chegamos ao final da nossa capacitação. A relevância atribuída a esse assunto deve-se à implantação da metodologia que está em andamento desde o final de 2013 no TRT9, em cumprimento ao constante na Resolução nº 92/2012, do CSJT.
As ações propostas nesta capacitação procuraram fixar os conceitos fundamentais da GPC e da Avaliação de Desempenho por Competências.
O principal objetivo deste Módulo foi ratificar o alinhamento do nosso projeto com os atuais teóricos em administração, ressaltando o alinhamento de nossa empreitada com as modernas técnicas de Gestão de Pessoas.
A conclusão do curso está vinculada à participação do aluno em todas as atividades propostas, inclusive respondendo o questionário final.
Lembramos que para ser aprovado o aluno deve ter uma média superior a 70% nas notas atribuídas às questões e às participações nos fóruns.
Os gestores aprovados receberão a homologação das horas para o PDG 2013/2014.
PARA A CONCLUSÃO DESTE CURSO, ACESSE NO LINK ABAIXO A AVALIAÇÃO FINAL E RESPONDA AS QUESTÕES FORMULADAS.