O jurista Gianni Arrigo, professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Economia da Universidade do Estudo de Bari, na Itália, foi o convidado para ministrar nesta quinta-feira, 6/11, Aula Magna com o tema “O Direito do Trabalho no âmbito da União Europeia e Temas do Direito do Trabalho”.
Arrigo ressaltou a necessidade de aumentar o envolvimento das forças sindicais nas questões sociais, incluindo o trabalho. “Primeiro vem o direito do trabalhador, depois o do empregador. A liberdade econômica da empresa tem que ser compatível com os direitos sociais”, afirmou durante sua explanação.
O convidado também falou sobre a União Europeia e a necessidade de uma união política além da econômica. “Hoje temos uma assimetria entre os países do grupo a respeito da regulação das relações de trabalho. Precisamos de um projeto único sobre direitos fundamentais”, disse o professor.
Os participantes puderam ainda acompanhar uma discussão em torno do tema central da aula inaugural envolvendo Arrigo e os juristas Wilson Ramos Filho e José Eymard Loguercio, além da presença do presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra/PR), José Aparecido dos Santos.
O desembargador Célio Horst Waldraff, diretor da Escola Judicial, destacou a importância dos treinamentos como ferramenta para melhorar a prestação jurisdicional. “Temos hoje cinco milhões de processos em andamento na Justiça Trabalhista brasileira. Para atender a essa demanda com qualidade é preciso capacitação”, falou a magistrados e servidores.