Desembargadores e servidores lotados no 2º grau da jurisdição participaram nesta semana, nos dias 27 e 28/08, do curso “Parâmetros Metodológicos de Concisão, Coesão e Coerência para Elaboração de Ementas de Acórdãos”. O treinamento de oito horas foi realizado no auditório da Escola Judicial, em Curitiba, e teve a presença de 70 alunos.
 
O curso foi desenvolvido pelo professor Eduardo Sabbag, doutor em Direito Tributário, doutorando em Língua Portuguesa pela PUC/SP, professor de Redação Forense e Língua Portuguesa, além de autor de vários livros, entre os quais Português Jurídico, Manual de Português Jurídico, Redação forense e elementos da gramática.

O conteúdo programático abordou as estruturas metodológicas e da linguagem, contemplando elementos que facilitem corresponder às alterações acarretadas à jurisprudência trabalhista consequente da Lei nº 13.015, publicada em 21 de julho de 2014, que altera a CLT no que dispõe sobre o processamento de recursos no âmbito da Justiça do Trabalho.
 
Para o diretor da Escola Judicial, desembargador Célio Horst Waldraff, o objetivo do curso foi de “treinar especificamente para a produção de ementas, melhorando a produção textual e, indiretamente, buscando cultivar o estudo da língua que é nossa ferramenta de trabalho”. A assessora do gabinete do desembargador Sérgio Murilo, Egle Cristine, considerou o curso “muito bom, proveitoso e direcionado realmente ao trabalho que é desenvolvido”. Sônia Telesca, assessora do mesmo gabinete, avaliou que o treinamento “com certeza irá auxiliar nas rotinas de redação no dia a dia”.

Notícia publicada em 27/08/2014

Assessoria de Comunicação do TRT-PR

(41) 3310-7313

ascom@trt9.jus.br

Última atualização: sexta-feira, 29 ago. 2014, 14:12