Juiz Sérgio Moro faz palestra na abertura da Semana Institucional da Magistratura do TRT-PR

<<Voltar

Imagem traz marca da 5ª Semana Institucional do TRT-PR

Imagem traz marca do Programa Trabalho Seguro

*Evento será transmitido pelo canal do TRT-PR no YouTube, a partir das 14h desta segunda-feira

[link]

A Semana Institucional da Magistratura do TRT-PR chega neste ano à 5ª Edição tendo entre seus principais destaques palestras do psicanalista francês Christophe Dejours, doutor em medicina do trabalho, e o juiz federal Sérgio Fernando Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba. A Semana Institucional é voltada ao aprimoramento formativo de juízes e desembargadores trabalhistas e acontece no período de 14 a 18 de setembro, em Curitiba, quando também serão comemorados os 39 anos do TRT-PR.


Ao longo de quatro dias os magistrados do TRT-PR participarão de oficinas, cursos e conferências organizados pela Escola Judicial do Tribunal. Logo na abertura haverá conferência ministrada pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos penais da "Operação Lava Jato", considerada a maior investigação sobre corrupção conduzida até hoje no Brasil. O magistrado tratará da relação entre gestão eficaz do processo, dos procedimentos e da interlocução com os atores sociais. Após a palestra, Sérgio Moro receberá a Medalha da Ordem das Araucárias, dentro da programação do aniversário do TRT-PR.


O convidado internacional do evento é o psicanalista francês Christophe Dejours, do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM), em Paris. Professor doutor em Medicina, Dejours é especialista em trabalho e saúde mental, marco teórico principal da psicodinâmica do trabalho. A vinda do professor francês tem o apoio do Programa Trabalho Seguro, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Em agosto de 2011, uma conferência e um curso ministrados por Dejours inspiraram a criação de grupo de pesquisa na Escola Judicial sobre os impactos do trabalho judicial na saúde psíquica.


Outra finalidade da Semana Institucional - evento permanente do TRT-PR previsto no Regimento Interno - é servir como fórum de debates onde são votadas e aprovadas proposições sobre eixos temáticos específicos. Este ano os magistrados do TRT-PR discutirão o novo CPC e o Processo do Trabalho. Tais proposições são um primeiro passo para a consolidação de uma maior segurança jurídica, podendo vir a se tornarem jurisprudência, a partir de situações concretas nos processos trabalhistas.


A Semana Institucional é uma oportunidade de construção de conhecimento para os magistrados trabalhistas do Paraná. Ao aprofundar temas relativos à magistratura, que vão desde a Filosofia do Direito à redação forense, quem ganha é a sociedade como um todo, por meio de prestação jurisdicional mais eficaz e próxima da realidade do cidadão em geral.


ANIVERSÁRIO

Durante o período da Semana Institucional, será celebrado o aniversário do TRT-PR com o lançamento do livro Registro Histórico dos 39 Anos do TRT da 9ª Região, produzido pela Seção de Memória do Tribunal. O livro relata desde a luta paranista para instalação do Regional até as realizações contemporâneas como a informatização do processo trabalhista, através de fotos e documentos, sendo embasado em vasta pesquisa do acervo do Centro de Memória.


Outro acontecimento dentro das celebrações de aniversário será a entrega das medalhas da Ordem do Mérito Judiciário das Araucárias a 11 homenageados. A premiação é destinada a personalidades que contribuíram para o engrandecimento da Justiça do Trabalho, em todos os níveis de atuação. A escolha dos homenageados é feita por um conselho formado por oito desembargadores, entre membros da atual administração, ex-presidentes ainda na ativa e os integrantes mais antigos do Tribunal Pleno.


O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região foi fundado em 16 de setembro de 1976, por meio do desmembramento dos tribunais da 2ª (sede em São Paulo) e da 4ª Região (sede no Rio Grande do Sul). Atualmente tendo jurisdição sobre todo o estado do Paraná, o TRT-PR é composto por 31 desembargadores, 94 varas do trabalho, 178 juízes de primeira instância e cerca de 2.400 servidores públicos federais.


Confira AQUI a programação completa da 5ª Semana Institucional da Magistratura do TRT-PR.


Notícia publicada em 10/09/2015
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313

ascom@trt9.jus.br 

Última atualização: segunda-feira, 14 set. 2015, 13:11