Palestra do juiz Sérgio Moro abre V Semana Institucional da Magistratura do TRT-PR

<<Voltar

Juiz Federal Sérgio Moro

Juiz Federal Sérgio Moro

Clique AQUI para assistir à conferência.

"Magistratura: gestão eficaz do processo, dos procedimentos e da interlocução com os atores sociais". Este é o tema da palestra que o juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, fez na tarde desta segunda-feira (14) na abertura da V Semana Institucional da Magistratura do TRT-PR. A conferência foi transmitida ao vivo pelo canal do TRT-PR na internet.
Outro destaque do primeiro dia da V Semana Institucional é a palestra "Organização do Trabalho Judicial e Saúde Mental", com o psicanalista francês Christophe Dejours, doutor em medicina do trabalho e professor do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM), em Paris. A vinda do professor francês tem o apoio do Programa Trabalho Seguro, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

A Semana Institucional é voltada ao aprimoramento formativo de juízes e desembargadores trabalhistas e acontece no período de 14 a 18 de setembro, em Curitiba, quando também serão comemorados os 39 anos do TRT-PR.

Ao longo da semana os magistrados do TRT-PR participarão de oficinas, cursos e conferências organizados pela Escola Judicial do Tribunal. Após a palestra inaugural, Sérgio Moro receberá a Medalha da Ordem das Araucárias, dentro da programação do aniversário do TRT-PR.

A Semana Institucional da Magistratura é um evento permanente do TRT-PR, realizado anualmente, e que funciona como fórum de debates em que são votadas e aprovadas proposições sobre eixos temáticos específicos. Este ano os magistrados do TRT-PR discutirão o novo CPC e o Processo do Trabalho. Tais proposições são um primeiro passo para a consolidação de uma maior segurança jurídica, podendo virar jurisprudência a partir de situações concretas nos processos trabalhistas.

ANIVERSÁRIO

Durante o período da Semana Institucional, será celebrado o aniversário do TRT-PR com o lançamento do livro
Registro Histórico dos 39 Anos do TRT da 9ª Região, produzido pela Seção de Memória do Tribunal. O livro relata desde a luta paranista para instalação do Regional até as realizações contemporâneas como a informatização do processo trabalhista, através de fotos e documentos, sendo embasado em vasta pesquisa do acervo do Centro de Memória.

Outro acontecimento dentro das celebrações de aniversário será a entrega das medalhas da Ordem do Mérito Judiciário das Araucárias a 11 homenageados. A premiação é destinada a personalidades que contribuíram para o engrandecimento da Justiça do Trabalho, em todos os níveis de atuação. A escolha dos homenageados é feita por um conselho formado por oito desembargadores, entre membros da atual administração, ex-presidentes ainda na ativa e os integrantes mais antigos do Tribunal Pleno.

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região foi fundado em 17 de setembro de 1976, por meio do desmembramento dos tribunais da 2ª (sede em São Paulo) e da 4ª Região (sede no Rio Grande do Sul). Atualmente tendo jurisdição sobre todo o estado do Paraná, o TRT-PR é composto por 31 desembargadores, 94 varas do trabalho, 178 juízes de primeira instância e cerca de 2.400 servidores públicos federais.

Confira
AQUI a programação completa da V Semana Institucional da Magistratura do TRT-PR. Obs: o evento é voltado exclusivamente para magistrados e autoridades convidadas.


Notícia publicada em 14/09/2015

Foto: Ajufe
Assessoria de Comunicação do TRT-PR

(41) 3310-7313

ascom@trt9.jus.br 
Última atualização: quinta-feira, 17 set. 2015, 10:55