Geração Segura e Saudável foi tema central de reflexão em Seminário Internacional

<<Voltar
Desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu e vice-presidente da FIEP, Hélio Bampi

Acesse a galeria de fotos do Flickr do TRT-PR

Nos dias 10 e 11 de maio especialistas multidisciplinares discutiram em quase 10 horas de programação intensa, assuntos ligados à segurança e saúde no trabalho, com aprofundamento para as novas gerações, inovações tecnológicas, o emprego e a indústria denominadas "4.0". As perspectivas convergiram para debates entorno de palestras e painéis, que aproximaram diálogos jurídicos, médicos, estatísticos, de engenharia, acadêmicos e políticos.

O 2º Seminário Internacional Segurança e Saúde no Trabalho - Geração Segura e Saudável", promovido em parceria entre o Comitê Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, Escola Judicial, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do SESI Paraná, contou com apoio do Ministério do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, da AATPR e da PUC-PR.

Compuseram a Mesa de abertura o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Hélio Bampi, que indicou ser o momento propício para as discussões, quando se instala no Paraná a "indústria 4.0", com suas demandas de reciclagem e preparo para novas dinâmicas em esferas ainda em fase de reconhecimento; a desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, que expressou a envergadura e a visão macro da Federação ao recepcionar a proposta de Seminário Internacional, demonstrando a profundidade de suas preocupações com a cultura da qualidade de vida e da prevenção. A desembargadora presidente recuperou as iniciativas ligadas ao movimento "Abril Verde" com realce para a confirmação do compromisso com o Pacto Global da ONU, cujo ciclo de 2018 conclui-se com o Seminário Internacional.

Participaram também da Mesa o superintendente regional do trabalho e emprego no Paraná, Paulo Alberto Kroneis, o diretor da Escola Judicial do TRT-PR, desembargador Cássio Colombo Filho, o juiz Leonardo Vieira Wandelli, representante do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro, do CSJT, e os gestores regionais do Programa, juízes Marcus Aurélio Lopes e Valéria Rodrigues Franco da Rocha.


Mesa de abertura
Evento aconteceu no Campus da Indústria da FIEP
Médico perito Geraldo Celso Rocha
O médico perito Geraldo Celso Rocha fez a conferência de abertura

A abertura do Seminário, com manifestações de todos os integrantes dos trabalhos convergindo para a centralidade da promoção de condições que propiciem a prevenção de acidentes, engajamento e cooperação pela realização fundamental do bem viver e da saúde, com sustentabilidade e primando pelos direitos humanos, resultou na assinatura da Declaração de Apoio do Sistema Fiep, por meio do SESI no Paraná ao Programa Trabalho Seguro do Paraná.

A primeira noite (10) contou, ainda, com a conferência "A gestão dos riscos ambientais do trabalho" proferida pelo médico e perito, Doutor Geraldo Celso Rocha.

O evento recebeu transmissão pelo Sistema Fiep e acompanhamento simultâneo no Twitter @TRT_PR.

Ao mesmo tempo em que as discussões ocorriam havia estande das instituições organizadoras, com mostra de fotografia, demonstração de ginástica laboral preventiva a adoecimentos pelo trabalho em realidade virtual (3D), com distribuição de folhetos com instruções para prevenção de acidentes de trabalho.

O segundo dia da programação do 2º Seminário Internacional Segurança e Saúde no Trabalho - Geração Segura e Saudável" será tratado em matéria sequencial.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Jason Silva, Alexandre Gonçalves e Pedro Macambira
(41) 3310-3713
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: terça-feira, 15 mai. 2018, 14:11