Escola Judicial participa de reunião nacional preparatória para evento sobre mídias sociais

<<Voltar

O diretor da Escola Judicial do TRT do Paraná, desembargador Cassio Colombo Filho, participou, no dia 12 de dezembro, de reunião preparatória de evento nacional sobre os juízes e as mídias sociais, a ser realizado em 2019, em data a ser definida.

Organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, o encontro foi realizado em Brasília - na sede do TST.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, e pelo conselheiro do CNJ e ministro do TST Aloysio Corrêa da Veiga. Na ocasião, o diretor da Enamat, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho fez um panorama das ações das escolas sobre o uso de redes sociais pelos juízes.

Foram abordados, também, os panoramas fático e normativo do uso das mídias sociais pelos juízes e das ações das corregedorias sobre o uso de redes sociais pelos magistrados. Durante o encontro foi debatida, ainda, a necessidade de atualização dos normativos disciplinares e avaliada a capacitação dos magistrados, servidores e familiares para o uso desses meios de comunicação.

Diversas questões foram apontadas. Dentre elas: devem os juízes participar de redes sociais? Devem os juízes se identificar nas redes sociais? Devem os juízes usar contas separadas para assuntos pessoais e profissionais? Que conteúdos podem ser compartilhados nas redes sociais? Quais os cuidados que o juiz deve ter ao se manifestar nas redes sociais e quais comportamentos podem interferir na percepção da sociedade de que o Judiciário é imparcial?

Também foram debatidas as consequências das amizades on-line entre juízes, juízes e promotores, juízes e defensores, juízes e advogados e juízes e partes.

A Escola Judicial do TRT-PR integra o grupo de trabalho de Escolas Judiciais que analisam a programação do evento nacional de lançamento da capacitação sobre ética e uso de mídias sociais pela magistratura.



(Com informações da Escola Judicial)

Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: terça-feira, 18 dez. 2018, 15:39