TRT do Paraná conclui capacitação de servidores no PJe-Calc

<<Voltar
Foto: Participantes durante o curso
Capacitação alcançou 194 servidores de todo o Paraná

O TRT do Paraná concluiu, na última sexta-feira (13), a capacitação presencial de servidores do Tribunal no "Novo Módulo Externo" do sistema PJe-Calc, que substituirá o atual SAT (Sistema de Atualização Trabalhista).

O PJe-Calc é um sistema de cálculo criado por solicitação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para uniformizar procedimentos e aumentar a confiabilidade dos resultados apurados na elaboração de cálculos trabalhistas.

A fim de garantir maior abrangência ao processo de formação dos servidores do Regional paranaense, o treinamento foi realizado por polos (Ponta Grossa, Curitiba, Curitiba Sul, Maringá, Londrina e Cascavel), cada qual reunindo as unidades judiciárias da respectiva região.

No total, 194 servidores participaram do treinamento, aplicado pela equipe da Coordenadoria Econômica e Orientação em Cálculo Judicial do TRT. O curso apresentou conceitos relacionados aos procedimentos de atualização de cálculos utilizados rotineiramente nas Varas do Trabalho, a exemplo de lançamento de custas, abatimento ou pagamento de valores, atos de Oficial de Justiça, entre outros.

Ao longo do cronograma de treinamento, advogados e peritos calculistas também passaram por capacitação específica em módulos de sua competência, a fim de se adequarem às novas exigências do CSJT.

A partir de 1º de janeiro de 2020, o PJe-Calc passará a ser considerado o sistema oficial de Cálculos de Liquidação e atualização do Tribunal, em atendimento à determinação contida na Resolução 241/2019, que alterou a Resolução 185/17 do CSJT. Assim, quaisquer cálculos deverão ser obrigatoriamente juntados aos processos por meio do PJe-Calc, sendo vedado o uso de documentos em PDF ou HTML para essa finalidade.

Acesse AQUI álbum com fotos relacionadas à capacitação.

Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: terça-feira, 3 mar. 2020, 14:40