Nova edição da Revista Eletrônica do TRT-PR analisa a 4ª Revolução Industrial

<<Voltar
Capa da edição 86

A 4ª Revolução Industrial, modelo de trabalho que surge no século XXI e que representa um desafio para o direito do trabalho, é tema da nova edição da Revista Eletrônica do TRT-PR, que já está disponível.

O periódico traz artigos de renomados juristas, que abordam a matéria sob diversas perspectivas, como a relação entre sociedade, tecnologia e desemprego; os desafios para a um empresa sustentável no contexto de evolução tecnológica; a substituição da mão-de-obra por robôs; a interação entre o universo digital e os tipos de contratação; a conexão entre a ética e o jurídico na utilização da inteligência artificial; e o trabalho digital na economia colaborativa e plataformas digitais.

Os artigos são de autoria do professor Jouberto de Quadro Passos Cavalcanti, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), do advogado e pesquisador Antônio Calos Aguiar, da advogada e professora Ana Frazão, do procurador do trabalho e professor Cássio Casagrande e da professora portuguesa Teresa Coelho Moreira, da Universidade do Minho.

A apresentação da Revista é feita pela juíza do TRT-PR Ana Paula Sefrin Saladini, titular da Vara do Trabalho de Cambé. A própria magistrada assina um dos artigos da publicação: o relato do debate realizado pelos magistrados do TRT-PR ao longo da Semana Nacional da Magistratura, ocorrida em setembro de 2019.

Sobre a importância de uma reflexão profunda sobre a 4ª Revolução Industrial, também denominada Indústria 4.0, a juíza explica: (no novo modelo) "as esferas física, digital e biológica agora se confundem, surgindo novas ferramentas de trabalho, com questões que vão da impressão 3D até a internet das coisas, passando pelas inovações da Inteligência Artificial e da Machine Learning. É nesse mundo que o direito do trabalho (e do próprio Judiciário Trabalhista) precisa se posicionar e, quem sabe, se reinventar, para enfrentar novos e instigantes desafios. A 86ª edição da Revista Eletrônica do TRT da 9 ª Região trata de algumas dessas questões, buscando posicionar o jurista dentro da nova ordem dos acontecimentos".

Para acessar a nova edição da Revista Eletrônica clique AQUI.  


Texto: Gilberto Bonk Jr

Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: terça-feira, 31 mar. 2020, 11:14