Escola Judicial lamenta a morte do jurista René Ariel Dotti

<<Voltar
foto: Jurista René Dotti

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná lamenta profundamente o falecimento do jurista e professor René Ariel Dotti, um dos mais reconhecidos advogados penalistas do Brasil.

“O Paraná perdeu nesta quinta-feira uma grande referência nas áreas jurídica e cultural. Mas todo o seu legado permanecerá. Dotti será lembrado e respeitado pelas gerações futuras de todo o Brasil”, afirmaram o desembargador Arnor Lima Neto e o juiz Fernando Hoffmann, diretor e coordenador da Escola Judicial do TRT-PR, respectivamente.

De acordo com informações do escritório de advocacia da família, o professor morreu ontem (11/02), aos 86 anos, em Curitiba, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ele deixa esposa, duas filhas e quatro netos.

René Dotti nasceu em Curitiba. Estudou no Colégio Estadual do Paraná e formou-se em Direito pela UFPR, onde lecionou entre 1962 e 2004, aposentando-se como professor titular. Depois da aposentadoria continuou lecionando no Programa de Pós-graduação em Direito da universidade. Atuava nas áreas de Direito Penal e Direito Processual Penal.

Durante a ditadura militar, dedicou-se a defender jornalistas, professores, estudantes e outros perseguidos pelo regime. Sua carreira como advogado foi marcada por casos de repercussão nacional.

Nos anos 80 foi Secretário de Estado da Cultura do Paraná. Era membro da Academia Paranaense de Letras.

Recebeu 16 prêmios, entre eles o Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos (Câmara Municipal de Curitiba) e de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná.

Dotti também atuou como professor convidado na Escola de Magistratura do Paraná, na Escola de Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e na Escola Superior de Magistratura do Ministério Público da Bahia.

Na OAB Paraná exerceu diversos papéis tanto na seccional quanto em nível nacional. Foi conselheiro seccional nos anos 1960 e 1970 e integrou diversas comissões como a Comissão da Verdade no Âmbito da seção Paraná e a Comissão de Apoio à Criação do Tribunal Regional Federal no Estado do Paraná. No Conselho Federal, presidiu a Comissão Especial de Estudo do Projeto do Novo Código de Processo Penal e foi relator do anteprojeto de nova Lei de Imprensa.


(Informações: site da UFPR, da OAB/PR e G1)



Última atualização: sexta-feira, 12 fev. 2021, 10:56