Escola Judicial conclui a parte teórica do curso sobre conciliação e mediação

<<Voltar
Imagem - montagem com diversas capturas de tela registrando os palestrantes que contribuíram com conteúdos ao longo da parte teórica do curso

A Escola Judicial do TRT-PR realizou, de 26 de março a 11 de junho deste ano, a parte teórica do “Curso de Formação de Magistrados Formadores e Supervisores em Conciliação e Mediação e de Formação de Servidores Conciliadores e Mediadores”.

A ação formativa contou com mais de 200 alunas/os entre magistradas/os e servidoras/es que completaram cerca de 50 horas/aula divididas em seis módulos.

Desenvolvido na modalidade EaD, com conteúdo composto por palestras, aulas, dinâmicas, textos e avaliações, a atividade foi planejada de forma a permitir flexibilidade de acesso ao conteúdo e equilibrar a carga horária. Segundo o Coordenador Pedagógico da Escola e Coordenador Científico da ação formativa, Juiz Fernando Hoffmann, o curso teórico buscou abordar não somente o conteúdo programático previsto na Resolução CSJT 174/2016, como também os assuntos mais relevantes, controvertidos e atuais relacionados à mediação, à conciliação e à atuação dos CEJUSCs-JT e NUPEMEC-JT: “Nosso desafio era o de proporcionar uma formação de qualidade em curto prazo. Agradeço a disponibilidade de todos os instrutores, os quais prontamente atenderam aos nossos convites, bem como a dedicação e a consistência demonstradas pelos participantes em um curso de longa duração”.

Foram realizadas conferências e palestras ao vivo com professores da Universidade Pepperdine (EUA) Thomas J. Stipanowich, Steven Paul, Marcelo Rosadilla e Peter Robinson. O curso contou, ainda, com exposições do Mediador Marcelo Girade e das/os Magistradas/os Luiz Phillipe de Mello Filho (Vice-Presidente do TST e Coordenador da CONAPROC – Comissão Nacional de Promoção à Conciliação), Morgana Richa (TRT9), Francisco de Araújo (Vice-Presidente do TRT4), Roberta Carvalho (TRT10 - integrante da CONAPROC), Amanda Barbosa (TRT15), Kathleen Stamato (TRT15), Déa Yule (TRT24), Dorotéia Azevedo (TRT5), Wanda Ramos (TRT18), Fernando Hoffmann (membro do NUPEMEC do TRT9), Rogério Neiva (TRT10 e Auxiliar da Presidência do CSJT), Vanessa Mattos (TRT15) e Lourival Barão (Coordenador do CEJUSC de 1º Grau de Curitiba - TRT9).

A servidora do Cejusc de 1º Grau de Curitiba e membro do NUPEMEC Thaís Mendes Webber Barelli, que participou da ação de capacitação, disse que a EJUD9 está de parabéns por organizar, em tão curto período de tempo, um curso de mediação tão completo e impactante. “Além de retratar a política judiciária nacional de solução consensual de conflitos e todo o contexto em que começou a ser desenvolvida, aprofunda o ensino prático de técnicas de mediação, contando com profissionais de renome nos cenários nacional e internacional. É o tipo de curso que nos motiva a querer estudar cada vez mais”, opinou.

O curso visou ao atendimento de um dos requisitos de formação e capacitação para atuação de magistrados e servidores no CEJUSC-JT, conforme ATO CSJT.GP.SG Nº 141/2020, abordando a parte teórica exigida pelo ATO CSJT.GP.SG Nº 141/2020. O módulo prático será disponibilizado logo após o encerramento do curso teórico.

De acordo com o Coordenador da Escola, Juiz Fernando Hoffmann, o curso teórico será relançado no segundo semestre de 2021, sem prejuízo de outros eventos relativos ao tema da mediação: “Tenho colhido manifestações de juízes e servidores de que o curso lhes ajudou a ver a mediação e a conciliação sob outra perspectiva e acredito que a EJUD9 pode e deve lançar outras ações formativas para incentivar as políticas nacional e regional de tratamento adequado de conflitos no âmbito da 9ª Região”.

Segundo o Desembargador Aramis Silveira, Coordenador do NUPEMEC do TRT9, “o Curso de Formação de Magistrados Formadores e Supervisores em Conciliação e Mediação e de Formação de Servidores Conciliadores e Mediadores realizado pela EJud da 9ª Região, sob a coordenação didática do Juiz Fernando Hoffmann, traduz de forma magistral o espírito da Resolução CSJT nº 288, de 19/03/2021, para a formação de mediadores e conciliadores qualificados no âmbito da Justiça do Trabalho”.

Escola Judicial
escolajudicial@trt9.jus.br

Última atualização: segunda-feira, 14 jun. 2021, 17:59