Debate sobre Brumadinho marca o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho

<<Voltar
Banner: Arte gráfica com o nome e os dados objetivos do evento, idênticos aos presentes no texto da matéria, com fotos dos participantes.

O painel “Relembrando o Caso Brumadinho” será realizado nesta quinta-feira (28/4), a partir das 17h, por meio do canal da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), para marcar o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado na mesma data. Não é necessária inscrição prévia.

Para falar sobre o assunto, foram convidados o juiz José Gomide de Souza, do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) e a procuradora do trabalho Ana Cláudia Nascimento Gomes (MPT-MG). Também participam como debatedoras as juízas do TRT-PR, gestoras do Programa Trabalho Seguro PR, Ana Paula Sefrin Saladini e Sandra Mara Flügel Assad.

A catástrofe de Brumadinho aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019. O incidente será sempre lembrado pela morte de 270 pessoas, incluindo seis desaparecidos que continuam a ser procurados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, assim como pelos danos ambientais e destruição de patrimônio histórico-cultural brasileiro.

Segundo a magistrada Ana Paula Sefrin Saladini, este foi o maior acidente de trabalho da história do Brasil e é considerado o segundo maior desastre sociotecnológico do século. “Em tese, poderia ter sido evitado, pelo menos na extensão do dano, caso tivessem sido tomadas medidas preventivas adequadas”, afirma.

A magistrada considera que a discussão sobre Brumadinho no âmbito da Justiça do Trabalho é necessária, na medida em que permite refletir sobre como a adoção de mecanismos de prevenção de acidentes pode poupar novas vítimas de acidentes de trabalho. “Esta é uma oportunidade de debater com integrantes do sistema de Justiça que acompanharam de perto a discussão judicial daquele caso”.

“Relembrando o Caso Brumadinho” é uma realização do programa Trabalho Seguro PR e do TRT-PR, por meio da Escola Judicial, da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e da Comissão Permanente Gestora do Plano de Logística Sustentável.

 

TRT da 9ª Região (PR)
Assessoria de Comunicação
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: quarta-feira, 27 abr. 2022, 15:51