Escola Judicial do TRT-PR capacita mais 28 servidores para conciliação e mediação

<<Voltar
Imagem: Servidoras e servidores aprovados exibem os diplomas de conclusão do curso ao lado dos supervisores e equipe de apoio (arquivo JPG)
Servidores capacitados como conciliadores e mediadores irão atuar em diversas unidades judiciárias de todo o Paraná.

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) concluiu a capacitação de 28 servidores que atuarão como conciliadores e mediadores em diversas unidades judiciárias de todo o Paraná, em especial nos Centros de Conciliação da Justiça do Trabalho (CEJUSCs-JT). A capacitação dos conciliadores teve duração de 155 horas-aula, divididas em 54 horas teóricas e 101 horas práticas, superando o exigido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que é de 40 horas de treinamento teórico e 60 horas de prática.

Dos 28 servidores, a maior parte foi empossada em 2023 e está lotada em Curitiba, tanto nos Centros de Conciliação de 2º Grau e de 1º Grau da Capital quanto no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas.

Conciliação e mediação
Na Justiça do Trabalho, a qualquer momento as partes podem fazer acordo. Para solicitar que um processo seja remetido a um Centro de Conciliação, basta peticionar à unidade judiciária em que os autos tramitam. A grande vantagem dos Centros de Conciliação é a existência de um ambiente neutro, voltado para a solução pacífica e consensual dos conflitos trabalhistas e com pessoal capacitado e especializado em técnicas de mediação e conciliação. Saiba mais clicando AQUI.

Centros de Conciliação
Atualmente, a Justiça do Trabalho no Paraná conta com 12 Centros de Conciliação. Além dos dois CEJUSCs em Curitiba, possuem esta unidade os Fóruns Trabalhistas de Umuarama, Cascavel, São José dos Pinhais, Paranaguá (CEJUSC Litoral), Foz do Iguaçu (CEJUSC Cataratas), Ponta Grossa, Apucarana (CEJUSC Cidade Alta), Maringá (CEJUSC Cidade Canção), Toledo e Londrina.

Imagem: Juiz do Trabalho Fernando Hoffmann fala durante a cerimônia de encerramento do curso ao lado do desembargador Eliázer Antonio Medeiros (ao centro) e do juiz Luciano Augusto de Toledo Coelho (arquivo JPG)
Juiz do Trabalho Fernando Hoffmann fala durante a cerimônia de encerramento do curso ao lado do desembargador Eliázer Antonio Medeiros (ao centro) e do juiz Luciano Augusto de Toledo Coelho.

Os CEJUSCs-JT foram autorizados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em setembro de 2016, por meio da Resolução CSJT 174/2016. Estas unidades são dotadas de estrutura e pessoal capacitado para facilitar a resolução de conflitos trabalhistas por meio da autocomposição (mediações, acordos e conciliações, por exemplo), tendo em vista a promoção da pacificação social nas relações de trabalho.





Pedro Clauber Macambira Filho / Ascom TRT-PR
TRT da 9ª Região (PR)

Assessoria de Comunicação
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

 

Última atualização: segunda-feira, 11 set. 2023, 13:05