11ª Semana Institucional da Magistratura abordará temáticas sobre saúde, democracia e execução trabalhista

<<Voltar
Imagem: banner 11ª Semana Institucional da Magistratura do Trabalho do Paraná (arquivo JPG)

A solenidade de abertura da 11ª Semana Institucional da Magistratura do Trabalho ocorreu hoje pela manhã, conduzida pela desembargadora Ana Carolina Zaina (presidente do TRT-PR) e pelo desembargador Aramis de Souza Silveira (diretor da Escola Judicial do TRT-PR).

Na oportunidade, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, saudou as magistradas e magistrados presentes ao evento.

Dentre outras atividades do primeiro dia, houve o lançamento oficial da “Revista Trabalho, Direito e Justiça”. O decano do TRT-PR, desembargador Luiz Eduardo Gunther, apresentou a nova publicação científica do Tribunal, planejada com vistas à qualificação máxima da CAPES.

Integraram a programação do primeiro dia assinaturas de termos de cooperação e convênio com instituições parceiras.

O ministro do TST Alberto Bastos Balazeiro (coordenador nacional do Programa Trabalho Seguro) e demais autoridades participaram da solenidade de abertura da 11ª SI.

As semanas institucionais, realizadas anualmente, congregam magistradas e magistrados trabalhistas de todo o estado do Paraná visando ao compartilhamento de boas práticas para alcançar a excelência no serviço ao cidadão. O evento é também um espaço de reflexão sobre diversos assuntos de interesse da sociedade e do Poder Judiciário.

PROGRAMAÇÃO

A partir de amanhã (26), a programação da 11ª SI contará com palestras e oficinas sobre diversas temáticas. Dentre essas, saúde, democracia e processos na fase de execução trabalhista.

No tópico saúde serão ministradas palestras versando sobre envelhecimento, suicídio e doenças ocupacionais. Já no tema democracia, as exposições tratarão de tópicos relacionados a trabalho e educação. Sobre execução, haverá minicurso tratando da temática e palestras apresentando Procedimentos de Reunião de Execuções, Plano Especial de Pagamento Trabalhista e Regime Especial de Execução Forçada.  Haverá, ainda, painel sobre o Singespa - Sistema Integrado de Gestão Judiciária de Participação da Primeira Instância na Administração da Justiça do TRT da 3ª Região.

As apresentações do período da manhã desta terça-feira serão abertas ao público.

 A Orquestra Viola e Cantoria, conduzida pelo maestro Claudio Avanso, irá apresentar amanhã (26), às 9h15min, música brasileira raiz, com o tema “A música através do tempo – de 1914 a Almir Sater”

Após o espetáculo cultural, a professora Sonia Guimarães ministrará, às 10h50, a palestra "Trabalho, Cidadania e Democracia".

Demais palestrantes do evento são: desembargadora Ana Paola Machado Diniz (TRT-5), desembargador Antônio Gomes de Vasconcelos (TRT-3), juiz Rafael Vítor de Macedo Guimarães (TRT-18), médico Marcos Cabrera, as professoras Ivone Corgosinho Baumecker e Acacia Zeneida Kuenzer e o professor José Roberto Montes Heloani.

Dentre as atividades da 11ª SI haverá, ainda, apresentações da desembargadora Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu, dos desembargadores Arion Mazurkevic, Célio Horst Waldraff e Luiz Eduardo Gunther, e das juízas Ana Paula Sefrin Saladini, Patrícia Benetti Cravo e Sandra Mara Flügel Assad.

A solenidade de aposição do retrato do desembargador Arnor Lima Neto na Galeria de Diretores da EJud9 integra a programação da 11ª Semana Institucional da Magistratura, que ocorre de 25 a 28 de setembro de 2023, em Curitiba.

Imagem: programação conforme descrita no texto (arquivo JPG)
Imagem: programação conforme descrita no texto (arquivo JPG)
Imagem: programação conforme descrita no texto (arquivo JPG)


TRT da 9ª Região (PR)
Escola Judicial

Última atualização: segunda-feira, 25 set. 2023, 18:15