Nota de Pesar - Ministro João Oreste Dalazen

<<Voltar
Imagem: Foto do ministro do TST João Oreste Dalazen (arquivo JPG)
Ministro do TST João Oreste Dalazen

Com profundo pesar, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região cumpre o dever de noticiar a morte do sempre Eminente Ministro do Tribunal Superior do Trabalho João Oreste Dalazen, a quem o Poder Judiciário do Paraná e do Brasil, devem belas páginas da jurisprudência nacional.

Prosseguirá sendo inocultável referência na evolução do Direito do Trabalho, como ciência social.

Carreira
O ministro graduou-se em direito pela Universidade Federal do Paraná, onde concluiu o mestrado e lecionou como professor assistente. Lecionou também na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e na Universidade de Brasília (UnB).

Foi procurador da Caixa Econômica Federal (CEF) e primeiro colocado no concurso público para promotor de Justiça do Paraná em 1978, mas não tomou posse. Em 1980, ingressou na magistratura trabalhista como juiz do trabalho substituto e foi promovido para o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região em 1993.

Em 1996, foi nomeado para ministro do TST pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em vaga destinada à magistratura de carreira. Foi corregedor-geral da Justiça do Trabalho (2007-2009), vice-presidente (2009-2011) e presidente (2011-2013) do tribunal, período em que a Justiça do Trabalho iniciou a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Aposentou-se em novembro de 2017.

 

Escola Judicial do TRT-9

Última atualização: terça-feira, 5 mar. 2024, 11:10