Escola Judicial do TRT-PR inicia ano letivo com pontes entre o Trabalho e outros ramos do Direito

<<Voltar
Imagem: Fotografia da entrega de um certificado de participação ao professor Luiz Guilherme Marinoni pelo presidente do TRT-PR, desembargador Célio Waldraff, e pela diretora da Escola Judicial, desembargadora Ana Carolina Zaina. Da esquerda para direita: desembargador Célio é um homem branco, usa óculos e tem cabelos castanhos ralos na parte superior da cabeça. Ele veste terno azul escuro com camisa branca e gravata vermelha. O professor Luiz Guilherme Marinoni é um homem branco, de cabelos grisalhos. Ele veste terno e gravata azuis com camisa branca. A desembargadora Ana Carolina Zaina é uma mulher branca de cabelos castanhos até a altura do ombro. Ela veste vestido de estampa com pele de um felino. (arquivo JPG)
O presidente do TRT-PR, desembargador Célio Waldraff, entrega, junto com diretora da Escola Judicial, desembargadora Ana Carolina Zaina, um certificado de participação ao professor Luiz Guilherme Marinoni.

O seminário de abertura do ano letivo da Escola Judicial (EJ) do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) foi realizado nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, em Curitiba-PR. O encontro promoveu o diálogo entre o Direito do Trabalho e outros ramos do Direito, como o Constitucional, o Comercial e o Empresarial. A atual diretora da Escola Judicial, desembargadora Ana Carolina Zaina, falou sobre as principais linhas de atuação da gestão que se iniciou. Ela considera que a Escola Judicial é estratégica para a formação de magistrados e servidores, no que concerne ao desenvolvimento de capacidades pessoais e competências funcionais em prol da realização da missão jurisdicional do próprio TRT-PR. “Nós trabalharemos com eixos obrigatórios, que são aquelas determinadas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), e também atendendo às demandas que surgem no decorrer do ano, como eventuais mudanças legislativas”, indicou.

A conferência de abertura foi realizada no Plenário Pedro Ribeiro Tavares (sede do TRT-PR) e teve como conferencista o advogado e professor Luiz Guilherme Marinoni, presidente da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional. Como ideia central de sua fala, o professor afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) extrapola suas atribuições ao revisar a interpretação de leis de outros tribunais superiores, como o Tribunal Superior do Trabalho (TST), quando deveria realizar o controle constitucional de precedentes.

Clique aqui para acessar a matéria completa no Portal do TRT-9.

Texto: Pedro Macambira Filho e HC / Ascom TRT-PR
Fotos: Jason Silva e Pedro Macambira Filho / Ascom TRT-PR
TRT da 9ª Região (PR)
Assessoria de Comunicação
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: quarta-feira, 6 mar. 2024, 13:58