A decisão judicial na perspectiva da neurociência foi tema de curso na Escola Judicial

<<Voltar
Imagem: Fotografia mostra o paletrante ao fundo da imagem, em pé, com microfone na mão direita. Ele veste tero escuro com gravata vermelha. Ao lado dele, uma tela de projeção em branco. Em frente, há pessoas sentadas em poltronas. (arquivo JPG)
Juiz Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior e participantes durante o evento.

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) promoveu na quinta e sexta-feira, 11 e 12 de abril, o curso “O Cérebro que Julga: Neurociências para Juízes”. A atividade, organizada pela Escola Judicial, foi direcionada aos magistrados e servidores e foi realizada em Curitiba.

O evento teve o objetivo de possibilitar a compreensão sobre o funcionamento do cérebro humano e sobre a interferência deste funcionamento na tomada de decisão judicial. Por meio de exposição, debates e exercícios, os participantes foram orientados a identificar fatores irrelevantes, surgidos ao acaso ou como fruto da intenção de partes no processo, que podem interferir na decisão judicial, e os principais erros de julgamento e as estratégias para que sejam minorados.

O professor foi o juiz Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior, titular do 3º Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Natal (RN). O convidado tem formação em neurociências e cognição pela PUC-RS.

Entrevista com juiz Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior

Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior - Juiz titular do 3º Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Natal, RN. Doutor em direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em direito pela UNISINOS. Possui formação em neurociências e cognição pela PUC-RS (aperfeiçoamento). É professor da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), onde ministra, dentre outras, a disciplina “Heurística e Vieses”, na formação inicial. É autor dos livros “O Cérebro que Julga: neurociências para juristas” (Emais Editora, 2023) e “Controle Remoto Judicial: quando se decide sem decidir” (Lumen Juris, 2014).

Texto e fotografia: Gilberto Bonk Junior / Ascom TRT-PR
TRT da 9ª Região (PR)
Assessoria de Comunicação
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: segunda-feira, 15 abr. 2024, 11:02